Boletim Unicap

Ação Integrada do CCBS promove atividades em homenagem ao Dia do Idoso no Shopping Guararapes

IMG_4600Uma verdadeira blitz da saúde. Nesta quarta-feira (01), os cursos do Centro de Ciências Biológicas e Saúde da Universidade Católica de Pernambuco participaram de uma ação em homenagem ao Dia Mundial do Idoso promovida pelo Shopping Guararapes. A atividade durou todo o dia, oferecendo atendimento nas áreas de fonoaudiologia, enfermagem, fisioterapia e psicologia. De acordo com os coordenadores de cada curso, o objetivo da ação foi promover “uma verdadeira homenagem ao idoso,  alertando, principalmente, para os cuidados com a saúde, o bem-estar e demonstrar para eles que é possível viver a terceira idade de forma ativa e responsável”. A ação também promoveu oficinas de artesanato e bijuteria, pintura em tecido e aulas de dança.

Entre as principais ações das atividades, estavam a avaliação do Índice de Massa Corpórea, aferição da pressão arterial, exercícios e alongamentos, oficinas e orientações  alertando para a prevenção de quedas e o envelhecimento saudável. Essa ação, de acordo com a coordenadora do curso de Fisioterapia, Cristiana Machado, “é também um verdadeiro instrumento de conscientização ao idoso sobre os cuidados com a saúde. O que fazemos aqui é apenas uma ponte entre o idoso e o especialista”.

Quem passou pelo espaço aprovou a iniciativa. Foi o caso de Amara Maria dos Santos, 68 anos. Ela passou o dia inteiro entre as atividades e trouxe de casa a sobrinha e a vizinha. “Gostei muito dessa atividade porque fui bem atendida. Cheguei de manhã cedo, fui em casa almoçar e voltei agora à tarde. Está maravilhoso.”  Maria do Socorro, 57 anos, aproveitou o encontro para mandar uma mensagem às pessoas da sua faixa etária: “É preciso ficar esperta. Tem que cuidar da saúde”.

A coordenadora do curso de Fonoaudiologia, Conceição Silveira, afirmou que atividades como estas servem também como um fortalecimento ao direito do idoso à saúde. “As estatísticas apontam uma longevidade ainda maior das pessoas. O nosso grande desafio é atender às novas demandas desse grupo e melhorar o atendimento médico, principalmente na prevenção”.

print

Compartilhe:

Deixe um comentário