Unicap sediou a cerimônia de premiação da VI Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Fotos: Marina Maranhão

A Universidade Católica de Pernambuco recebeu na tarde desta terça-feira(13) a cerimônia de premiação da VI Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O evento contou com a presença do Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens; do secretário de Educação do Governo do Estado, Anderson Gomes; do coordenador regional da OBMEP e coordenador do curso de Matemática da Unicap, Vicente Francisco de Souza Neto; e do coordenador geral da OBMEP, Cláudio Landin.

A abertura da cerimônia foi realizada pelo flautista Henrique Travassos, que tocou três músicas: Asa Branca, do mestre Luiz Gonzaga, que se estivesse vivo teria completado 99 anos na terça-feira; Carinhoso, de Pixinguinha, e Tico-tico no Fubá, de Zequinha Abreu. Após a apresentação musical, Padre Pedro fez uma saudação de boas-vindas a todos os presentes manifestando a alegria da instituição em receber a premiação no ano em que Católica comemora seus 60 anos. O Reitor contou ainda sobre a iniciativa da Universidade de oferecer bolsas integrais para os alunos de Licenciatura em Matemática: “Nos 60 anos da Universidade, decidimos apostar em um curso que estava praticamente morrendo, porque há 15 anos vinha diminuindo o número de inscritos no vestibular de Matemática. Então, a gente não chegava a formar uma turma de 18 ou 20 alunos sequer. Começamos a pensar como vai ficar essa questão dos professores da matemática no futuro. No ano passado, tivemos seis inscritos no vestibular, ou seja, todos os sinais de um curso que está minguando. Para solidificar nosso compromisso com a sociedade pernambucana, decidimos oferecer bolsa de 100% para tentar promover a profissão do matemático em nosso estado, para que nós não tenhamos o colapso daqui a alguns tempos”, enfatizou Padre Pedro.

O secretário de Educação, Anderson Gomes, também exaltou a importância destas Olimpíadas: “A gente recebeu um levantamento da OBMEP e nele havia um feedback sobre os aspectos positivos e negativos desta Olimpíada. E teve uma das constatações que dizia que o nível da prova da Olimpíada era alto, enquanto o nível de matemática que se aprende nas escolas públicas não é compatível. Mas isso é uma constatação que querendo a gente muda e é isto que a gente tem que fazer: trazer essa prova para dentro da sala de aula, motivar os professores a trazerem cada vez mais para que vocês se motivem a usá-la e a gente subir o padrão”, afirmou. O secretário falou ainda que é necessário que ocorra uma modernização no sistema de educação e sobre os projetos do governo em relação a isto: “As escolas são do século XIX, os professores são do século XX e os alunos do século XXI. Estas escolas precisam mudar, se renovar. É pensando nisto que estamos viabilizando projetores para todas as salas de aula. Assim, junto com os computadores que já foram dados aos professores em 2008, os alunos poderão ter aulas mais dinâmicas e isto até gere um maior interesse da parte deles”.

Já Cláudio Landim lembrou de que a OBMEP contou com a participação de 19 milhões de estudantes e, além de ser um fator para estimular os estudos dos alunos, é também realizada para se detectar novos talentos. “Vocês têm talento, mas talento só não basta. É preciso explorar o talento, aprofundá-lo, é preciso desenvolvê-lo. Eu convido vocês a explorarem esse talento”, estimulou Claúdio.

A premiação foi concedida para alunos, professores, escolas e secretarias de Educação que se destacaram na OBMEP no ano de 2010. Os estudantes receberam medalhas de ouro, prata, bronze, menções honrosas e bolsas para um programa de iniciação científica jr; os professores receberam placas de homenagem e coleção de livros; e as escolas foram agraciadas com kits esportivos, vídeos e livros que compõem uma biblioteca básica em ciências e matemática.

Dentre os estudantes que se destacaram em Pernambuco, 17 receberam medalhas de ouro, 34 de prata e 35 de bronze. Entre os alunos premiados com a medalha de bronze dois são estudantes do Liceu Nóbrega de Artes e Ofícios do Recife, vinculado à Unicap: Bruno Rafael Gomes da Silva Araújo, 8° série, que já tinha sido premiado no ano anterior com uma medalha de prata, e Cristiano Paulino dos Santos Sobrinho, do 1° ano do Ensino Médio. Já as menções honrosas totalizaram o número de 609 alunos. Três professores foram premiados e três escolas receberam os kits, além de outras cinco escolas que receberam troféus.

RELAÇÃO DOS VENCEDORES
Prêmio: Medalha de Bronze. Nota: Listagem dos alunos por ordem decrescente de nota.

NÍVEL 1

Nome / Escola / Tipo / Município / UF / Medalha

1 AMANDA MARIA RODRIGUES F MOREIRA COLEGIO DE APLICACAO DO CE DA UFPE F RECIFE PE Bronze

2 JOSE WANDERSON DE B BABROSA ESCOLA MUL PROFA SEVY FERREIRA BARROS M SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE PE Bronze