Unicap sedia 8º Encontro Nacional de Arquitetura e Arte Sacra promovido pela CNBB

Fotos: Marina Maranhão

A Universidade Católica de Pernambuco sedia, hoje (18) e amanhã (19), o 8º Encontro Nacional de Arquitetura e Arte Sacra, realizado no auditório G1.      A abertura oficial do evento foi realizada pelo Reitor da Universidade, Padre Pedro Rubens, que deu as boas-vindas a todos os presentes e falou sobre a alegria da instituição em ter sido escolhida para receber o encontro, realizado este ano pela CNBB no Recife. Em seguida, foi exibido o vídeo “Ruas em Versos”, projeto experimental de conclusão de curso de alunos de Jornalismo da Unicap. No vídeo, foram apresentadas as ruas da cidade, descritas em versos feitos por poetas recifenses ou aqueles que viveram na cidade.

Após a abertura realizada pelo Reitor, foi a vez do Padre João Batista Libânio, professor do Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus em Belo Horizonte (MG), ministrar a palestra que dá nome ao tema central do encontro – “O Sagrado e o Mistério”.

Na palestra, Padre Libânio falou um pouco sobre a arquitetura dentro do sagrado. Para definir o sagrado na arquitetura, o jesuíta se baseou em teóricos alemães. Padre Libânio utilizou expressões como “Fascinans” e “Tremendum” para apresentar uma introdução do que é o verdadeiro significado de sagrado.  Para ele, o sagrado pode ser compreendido como sendo algo bipolar e que se baseia em 3 pontos: O objeto(RES); Sujeito(Subjectum) e Imaginário(Imaginárium).

O objeto(Res) para ser sagrado, segundo o jesuíta, precisa ser algo que escape do mundo comum, deve ser diferente. “O Sagrado não significa propriamente alguém que tenha fé. O sagrado pode estar em um ateu, por exemplo”, disse o jesuíta. A arquitetura sacra não reflete necessariamente o sagrado”, acrescentou o padre.  Já o sujeito(subjectum), representaria a abertura do sagrado, a partir das experiências do sagrado no objeto. Padre Libânio citou como exemplo os chineses que fabricam imagens de Nossa Senhora Aparecida. Por último, Padre Libânio explicou o que seria o Imaginário(Imaginárium), que trataria de algo rápido e passageiro.

Antes de terminar a palestra, Padre Libânio ainda explicou para os arquitetos presentes que o sagrado, diferentemente do que muitos pensam, não é algo universal, mas sim cultural, ou seja, que para um arquiteto pensar em construir alguma igreja ou algum templo sagrado de Nossa Senhora, por exemplo, ele antes deveria conhecer a cultura do local onde ele irá fazer a sua construção, pois não são em todos os lugares que as pessoas têm o sagrado como doutrina. “O que é universal, não é o sagrado, mas sim a fé. O sagrado não está ligado propriamente ao sentido de ter fé”, disse Padre Libânio.

Nesta sexta-feira (19), o evento prossegue com novas palestras, tendo como temas: “A fonte batismal”; “Arquitetura religiosa em Portugal”, e “O Espaço Sagrado na Poesia Brasileira”. A primeira será ministrada pelo Padre Jacques Trudel, ouvidor da Universidade Católica de Pernambuco. A segunda ficará a cargo do arquiteto Bernardo Pizarro Miranda,  professor da Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, e a última será apresentada pelo filósofo Luciano Costa Santos, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Estão programadas ainda apresentações dos projetos da arquiteta pernambucana Lilia Campelo e das arquitetas alagoanas Maria Ângela Guimarães e Rosana Moreira.

No sábado (20), todos os participantes do encontro vão fazer uma visita guiada a igrejas do Recife.