Unicap e Icam inauguram escola internacional

A Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), referência nacional em educação superior, e o Institut Catholique d’Arts et Métiers (Icam), uma das mais conceituadas escolas de engenharia da França, se uniram numa parceria inédita e inauguraram na segunda-feira (23/09) a Unicap-Icam International School, que irá oferecer o primeiro curso de graduação em Engenharia da Complexidade do Brasil, além de duas especializações em Tecnologias do Design e Gestão de Megaempreendimentos.

O evento foi prestigiado pela governadora em exercício, Luciana Santos, pelo prefeito do Recife, Geraldo Júlio, pelo vice-prefeito Luciano Siqueira, Além de várias outras autoridades, gestores da Unicap, do Icam e da Prefeitura do Recife, professores, funcionários, alunos, ex-alunos. A inauguração, que teve como anfitriões o Reitor, Padre Pedro Rubens, e o presidente do Icam, François Bouvard, foi um marco na história da Universidade.

O inédito curso de Engenharia da Complexidade, que já será oferecido no Vestibular 2020.1, tem como objetivo principal proporcionar uma formação diferenciada para os alunos da região Nordeste, utilizando metodologias ativas de aprendizagem, nas quais os alunos constroem suas competências a partir da solução de problemas práticos e reais.Os alunos terão a oportunidade de fazer uma imersão em empresas parceiras da instituição, lidando com problemas reais da organização e participando ativamente do processo de construção da solução.

O curso proporcionará uma importante experiência internacional aos alunos, que terão que desenvolver suas atividades por pelo menos um ano em um dos campi do Icam, na França (Lille, Paris Sénart, Nantes, Bretagne, Vendée e Toulouse), Índia (Chennai), República Democrática do Congo (Kinshasa), República do Congo (Pointe Noire) e Camarões (Douala). A partir do terceiro ano do curso, as aulas serão ministradas sempre em inglês, em qualquer um dos países escolhidos. A experiência possibilitada pela Unicap-Icam contribuirá para que o aluno se torne, de fato, um engenheiro internacional.

Ao contrário dos intercâmbios de uma graduação tradicional, em que o aluno tem dificuldade em compensar as disciplinas pagas no exterior e sincronizá-las com a grade de sua universidade de origem, a Unicap-Icam vai oferecer o mesmo curso nas diferentes localidades. As disciplinas ofertadas no Brasil serão as mesmas na França, na Índia ou na África. Não havendo, portanto, necessidade de validação. É exatamente o mesmo curso, o mesmo programa. É, de fato, uma formação internacional.

A graduação em Engenharia da Complexidade terá seis anos de duração. No final do quinto ano, os alunos estarão formados. O sexto ano será dedicado à especialização em Gestão de Megaempreendimentos. Ou seja, o aluno terminará o curso já com um título de pós-graduação.

As especializações em Gestão de Megaempreendimentos e Tecnologias do Design também seguirão a mesma metodologia PBL (Problem Basead Learning), focada na busca de soluções para problemas reais. Os alunos da pós-graduação também terão a oportunidade de vivenciar uma experiência internacional, podendo estudar até seis meses no exterior. As inscrições para as duas especializações já estão abertas e podem ser feitas no site www.unicap.br/icam.

A Unicap-Icam International School vai funcionar no casarão histórico onde a Católica teve origem. O espaço privilegiado, chamado agora de Pavilhão Maker, passou por uma ampla reforma, que preservou suas características originais, mas possibilitou a criação de uma nova estrutura, moderna e com todos os equipamentos necessários para que os alunos, tanto da graduação quanto da pós-graduação, possam ter acesso ao que há de melhor para o processo de aprendizagem.

Com acesso a metodologias e grade curricular inovadoras, ambiente de aprendizagem moderno, vivência em empresas e experiência internacional, os profissionais formados pela Unicap-Icam International School serão criativos, inovadores, com pensamento crítico e disruptivo, com aptidão para a tomada de decisão em situações de risco e capacidade de influenciar pessoas. Estarão, portanto, preparados para os grandes desafios que as corporações enfrentam no mundo contemporâneo. Seja no Brasil ou no exterior.