Unicap concede título de Doutora Honoris Causa à professsora Mirian de Sá Pereira nesta sexta-feira (23)

A Universidade Católica de Pernambuco irá conceder, nesta sexta-feira (23), 10h, no auditório G2, o título de Doutora Honoris Causa à professora Mirian de Sá Pereira. Uma homenagem histórica para quem ajudou a construir uma grande parte da história da Unicap.

Já são quase 50 anos de dedicação à Universidade. Mirian de Sá Pereira é considerada um ícone para o curso de Direito. Uma trajetória que marcou a história de milhares de ex-alunos. Gente que hoje ocupa os mais altos cargos dos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo.

Lúcia Monteiro

Tudo começou nos idos dos anos 1969. A então jovem recém formada pela Faculdade de Direito do Recife encontrou nas salas de aula da Unicap a vocação para o ensino. O início dessa carreira foi testemunhado por uma das funcionárias mais antigas do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Católica, Lúcia Monteiro, em atividade até hoje.

“O curso de Direito é o que é hoje graças a uma base consolidada por Mirian. Uma professora ímpar na causa da Universidade. Ela sempre teve paixão pelo ensino jurídico. Sempre fez tudo com muito amor e firmeza. Ela é uma figura humana incrível. A professora Mirian se esforçava ao máximo para ver os alunos se manterem e concluírem o curso. Vi muitas vezes ela pagar mensalidades dos alunos tirando do próprio bolso”, revela.

A professora Mirian foi uma pioneira em diversos aspectos. A partir dela a presença feminina no curso de Direito da Unicap foi ampliada. Ela também foi uma das primeiras docentes a lecionar a disciplina de Sociologia Jurídica e criou o Núcleo de Pesquisa Jurídica em 1992, época em que a pesquisa era incipiente nas Instituições de Ensino Superior.

Adilson

“Além de professora, ela sempre foi educadora, o que para mim está acima de qualquer questão acadêmica. Isso me fascinou”, diz o funcionário do CCJ, Adilson de Sá Barreto.

Mirian foi chefe do então Departamento de Ciências Jurídicas entre os anos de 1981 e 1989. No ano seguinte foi nomeada decana do Centro de Ciências Sociais (CCS). Nesta época o antigo estatuto da Universidade vinculava o curso de Direito ao CCS, hoje faz parte do CCJ. Mirian ocupou o decanato até 2006, período em que assumiu a chefia do Departamento de Direito em outros mandatos e na ausência de titulares. Ainda em 2006, com a extinção dos departamentos a partir do novo estatuto da Universidade, ela foi diretora do CCJ até 2010.

Mas ao longo do tempo, Mirian acumulou outras funções de relevância na administração superior da Unicap. Foi representante do CCS para o Conselho de Ensino e Pesquisa; fez parte da Comissão da Carreira Docente; integrou a Comissão de Avaliação do Concurso Vestibular (hoje Comissão de Aplicação do Vestibular – Coave); eleita Conselheira Representante dos Decanos de Centros no Conselho Superior; também fez parte da Comissão para Reformulação, Avaliação e Implantação do Projeto Pedagógico da Unicap no grupo de trabalho Reestruturação da Carreira Docente e Funcional;

Em 2001, foi designada para integrar a Comissão de Ensino Jurídico da OAB-PE. Em 2010, a professora Mirian foi nomeada Ouvidora Comunitária (função que exerceu até 2013) da Unicap e também membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Direito.

Entrega da medalha do Mérito Frei Caneca pelo T.R.E à professora Mirian de Sá Pereira. Foto: Cecília de Sá Pereira

O pioneirismo na pesquisa rendeu uma grande vitória em 2005 quando o MEC autorizou a criação do mestrado em Direito da Unicap. “Esse dia foi muito marcante. Quando ela soube da autorização, saiu dizendo a todo mundo pelo corredor. Os olhos dela brilhavam. Nunca vi a professora Mirian expressar tanta alegria como naquele dia”, conta Lúcia.

Entre a equipe de professores, Mirian coleciona amigos. Gente como o professor Silvio Neves Baptista. Colega de turma na UFPE, ele relembra que o grupo de amigos daquela época era chamado de “Igrejinha”. O reencontro acadêmico veio anos depois, quando Silvio ingressou no corpo docente da Unicap, há quase 20 anos.

“A amizade sempre foi a mesma. Mirian é dona de um caráter afetivo e profissional . Competente, séria, ética. Ela é de uma simplicidade surpreendente. Não conheço defeitos em Mirian.  A Universidade deve muito a ela”.

Se na Unicap Mirian de Sá Pereira é professora e pesquisadora, em casa ela é tia, mãe e uma avó igualmente dedicada. São dois filhos (Virgílio e Cecília) e dois netinhos (Virgilinho, 6 anos, e Leonardo, 3 anos).

“Esse título é merecidíssimo por tudo aquilo que ela construiu, por aquilo que ela abdicou de sua vida pessoal. Uma ausência que ela sempre soube suprir, apesar das longas horas de trabalho. É um reconhecimento a uma vida dedicada a um propósito de educação, de ajuda ao próximo. Minha mãe é uma das pessoas mais doces que conheci e não digo isso por ser minha mãe. Ela conduz a vida dela com doçura e sensibilidade”, declarou Cecília. Esses momentos podem ser conferidos na galeria de fotos abaixo cedidas pela própria Cecília.