Semana Nacional de Ciência e Tecnologia promove aula espetáculo para alunos do Liceu

Uma apresentação de muita alegria e incentivo com o tema “Somos todos Cientistas” foi vista pelos alunos do Liceu Nóbrega de Artes e Ofícios, na tarde desta quinta-feira (21), no auditório multiuso do Centro de Ciências e Tecnologia, CCT, da Universidade Católica de Pernambuco. O evento fez parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em comemoração aos 60 anos da Unicap.

A aula espetáculo foi conduzida por Aurélio Molina, médico, professor e atual secretário executivo da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente – Sectma. O objetivo principal desta apresentação é a divulgação e popularização do espírito científico e a inclusão científica dos jovens.

Aurélio Molina explicou aos estudantes a importância da produção de conhecimento e de novas tecnologias, sejam elas para o nosso próprio consumo ou para a serventia de toda a humanidade. Deu exemplos de brasileiros e principalmente nordestinos que conseguiram superar os desafios e trouxeram soluções para grandes problemas do país, obtendo destaque internacional. “O povo brasileiro é brilhante em termos de criatividade. Temos o costume de achar que somos inferiores em relação aos europeus e americanos, mas devemos nos orgulhar de nossa mistura racial, somos ‘vira-latas’ com orgulho!”.

Após a fala do professor, entrou em cena o grupo teatral Ação, que há mais de quatro anos estão juntos com Aurélio propagando o valor do papel da ciência na transformação do mundo. Com muita batucada e música, eles encenaram dois personagens que querem mudar o planeta através da ciência do cotidiano. O grupo interagiu bastante com a platéia, que ria e respondia às perguntas feitas em tom divertido.