Reitor da Católica se reúne com diretores da Aliança Francesa

A universidade, como centro de produção de saber, não deve se fechar em si mesma, mas estabelecer parcerias que auxiliem na promoção do conhecimento. Foi com esse objetivo que a Universidade Católica, na pessoa do Reitor, Padre Pedro Rubens, recebeu representantes da Aliança Francesa na noite de quinta-feira (06), além de apoiar a exposição Marc Riboud – Fotógrafo, organizada pelo centro de idiomas.

Padre Pedro se reuniu com o Diretor Geral da Aliança Francesa no Brasil, Yann Lorvo, e o Diretor Regional da entidade, Eric Lahille. O professor Thales Castro, assessor para Relações Internacionais da Católica, também participou do encontro, que durou cerca de 40 minutos.

Durante a conversa, Padre Pedro recebeu um catálogo com fotos do francês Marc Riboud, cuja exposição é apoiada pela Católica. Segundo Yann Lorvo, “trabalhar com uma instituição de tanto prestígio como a Unicap é um privilégio para a Aliança Francesa”.

Os membros da Aliança ouviram Padre Pedro falar de sua experiência quando viveu na França, durante a realização do mestrado e doutorado. O processo de globalização através de imagens pela foto ou TV  foi discutido por Lorvo.

Um dos objetivos da reunião foi iniciar negociações com vistas ao estabelecimento de projetos entre a Católica e a Aliança Francesa em benefício dos estudantes da Universidade que desejem estudar o idioma francês. Os acordos que a Unicap realizou recentemente com o Instituto Cervantes e o The Beijing Center foram apresentados aos franceses, como sinal de uma possível parceria semelhante, envolvendo a Aliança.

De acordo com o Professor Thales Castro, há um desejo por parte da Católica de criar um projeto chamado “Vila das Nações”, que torne mais acessível o estudo de uma língua estrangeira pelos alunos da instituição.

Após o encontro, Padre Pedro e o Professor Thales seguiram para a Torre Malakoff, a fim de prestigiar a abertura da exposição de Riboud. “A gente se sente convidado a questionar e corrigir nosso olhar, pois são cenas do cotidiano que a gente não registra, muitas vezes”, disse o Reitor durante pronunciamento na cerimônia.

Yann Lorno, Diretor Geral da Aliança Francesa, disse que em cada estado onde a Aliança realiza eventos ela busca os parceiros mais importantes. Tal declaração demonstra o prestígio que a Unicap tem diante da sociedade pernambucana. Lorvo ainda declarou que cultura e língua andam juntas, e espera que o êxito da exposição possa levar à realização de fóruns e debates sobre o Brasil e a França.

Durante a exposição, a Universidade Católica esteve representada também pelos alunos do cursos superiores tecnológicos de Fotografia, que registraram os principais momentos da noite, e de Eventos, que apoiaram a recepção dos visitantes. Renata Victor e Alfredo Sotero, professores da Universidade, orientaram os estudantes durante o evento. Na opinião deles, é importante trazer os alunos para atividades desse porte porque isso os põe em contato com profissionais de suas áreas de atuação, eles aprendem como são desenvolvidos os projetos e participam de eventos culturais.

Em agosto, acontece um outro evento organizado pela Católica em parceria com instituições francesas. É o 1º Congresso Franco-Brasileiro sobre Psicanálise, Filiação e Sociedade.  Nesse caso, os parceiros são universidades e centros de estudo.

Marc Riboud

A exposição Marc Riboud- Fotógrafo traz ao Recife 60 fotografias, captadas pelo artista francês, de 86 anos. Entre as imagens, cenas do Cristo Redentor e da Ponte Rio Niterói, fotografadas por Riboud durante passagem pelo Brasil no ano passado.

Marc Riboud- 1967. Imagem integrante da exposição Marc Riboud- Fotógrafo

Suas fotografias registram não apenas cenas da natureza, mas também imagens de um contexto social, mostrando o modo de vida das pessoas em países como Irã, Índia, China e Turquia. Duas de suas fotos mais famosas retratam um pintor que trabalha na Torre Eiffel, sem usar nenhum tipo de equipamento de segurança. Na outra imagem(ao lado), registrada em Washington num protesto contra a Guerra do Vietnã, uma jovem “enfrenta” com uma flor policiais armados com baionetas.

A exposição fica no Recife até o dia 20 de junho, na Torre Malakoff, Recife Antigo. A visitação acontece de terça a domingo. Aos fins de semana o horário vai das 14 às 17h e de terça a sexta das nove e meia às 17h. A entrada é gratuita.