Reitor participa de reunião com o Provincial dos Jesuítas do Brasil

O Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, cumpre nesta semana uma extensa agenda externa. Ele encontra-se no Rio de Janeiro para participar de hoje (14) até quarta-feira (16) de reunião ampliada de todos os Provinciais e Consultores Jesuítas do Brasil, com o Provincial do Brasil, Padre Carlos Palácio. Padre Pedro participa do encontro na qualidade de novo consultor da Província do Nordeste, nomeado pelo Padre Miguel Martins, novo Provincial. A presença do Reitor na reunião é de grande importância em função do projeto de unificação de todas as regiões do Brasil, articulando todas as obras jesuítas do país.

Do Rio, ele segue na quarta-feira (16) para Brasília, onde participará da reunião da Associação Brasileira de Universidades Comunitárias (Abruc). Padre Pedro é um dos cinco membros da Diretoria, representando o Norte e Nordeste. Essa será a primeira reunião do ano da entidade. Na ocasião, os participantes terão audiências com a ministra Maria do Rozário, secretária nacional de Direitos Humanos, e com o ministro da Educação, Fernando Haddad. Está programada também visita de cortesia à nova presidente da Sesu, Malvina Tuttman, ex-reitora da Unirio.

No ano passado, a Abruc teve três audiências com o ministro da Educação. Foram tratadas com ele a questão do novo Fies; a participação das universidades comunitárias no Parfor – programa de formação de professores; e alguns pontos do Marco Regulatório das IES Comunitárias, em tramitação na Assembleia, de autoria da deputada Maria do Rozário, hoje ministra.

Padre Pedro fica em Brasília até sexta-feira (18) e segue para o Ceará, onde recebe, entre os dias 20 e 22, a visita de uma associação alemã de fomento para projetos sociais, que financiou a construção do Centro Educativo Fé e Alegria Vazantes. Depois de dois anos da implantação do Centro, eles querem estudar a possibilidade de apoiar novos projetos.

O projeto foi desenvolvido na época em que Padre Pedro era Diretor Regional Nordeste Fé e Alegria. Iniciado em 2005, o Centro atende hoje mais de 680 pessoas diretamente, numa comunidade de 2.500 habitantes, com projetos de educação (reforço pedagógico, biblioteca comunitária, brinquedoteca, inclusão digital); geração de renda (artesanatos, produtos de limpeza, doces caseiros, padaria e confeitaria comunitária); e cultura (dança regional, balé clássico, banda de forró, grupo de flautas e banda de sopro, coral de canto vocal, capoeira, maracatu). Os projetos estão completamente integrados com a comunidade e com as escolas públicas.