Psicologia Ambiental é tema de minicurso no III Simcbio

O III Simpósio Nordestino de Ciências Biológicas está promovendo um minicurso sobre “Psicologia Ambiental e os Princípios da Natureza”, com os professores Luiz Lira, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), e Hermon Augusto, do Instituto de Pesquisa e Preservação Ambiental Oceanário de Pernambuco.

Realizado no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) da Unicap, o minicurso abordou as relações entre a Psicologia Ambiental, a Ecologia Profunda e os Princípios da Natureza, frente ao homem globalizado diante dos desafios ambientais que vêm agravando o desequilíbrio do ecossistema Terra.

Os professores explicaram que o antropocentrismo tem favorecido atitudes e comportamentos infantilizados, por parte do homem, resultando numa visão distorcida de si mesmo, como o centro de todas as coisas, onde a natureza é vista apenas como fonte de uso. “Isto tem contribuído para o agravamento do desequilíbrio do planeta e, consequentemente, de nós mesmos”, relataram.

Estes fatos estão, de forma imperiosa, exigindo mudanças urgentes para uma nova compreensão de que o homem e a Terra são constituídos da mesma natureza e são regidos pelos mesmos princípios, fazendo parte integrante de uma totalidade. “A Psicologia Ambiental, aliada à visão da Ecologia Profunda, e utilizando-se dos conhecimentos que facilitam a compreensão dos Princípios da Natureza que estão contidos de forma integrada e inter-relacionada em tudo o que existe, poderá cumprir um relevante papel na consolidação de um novo paradigma que pensa o homem e o planeta Terra como uma totalidade”, concluíram.