Jesuíta francês visita a Unicap e faz palestra sobre o filósofo Paul Ricouer

A tarde ensolarada de temperatura amena, graças ao nada rigoroso inverno pernambucano, proporcionou ao jesuíta francês Alain Thomasset um agradável passeio pelo campus da Católica nesta terça-feira (5). Acompanhado pelo Reitor, Padre Pedro Rubens, ele visitou alguns prédios da Universidade como os blocos A e D, além da Biblioteca. O pesquisador esteve na Unicap para proferir uma palestra sobre o filósofo Paul Ricoeur.

“Estou impressionado com a quantidade de alunos e de cursos oferecidos aqui. Vocês têm um campus muito bonito e uma grande cidade”, disse Thomasset em espanhol.  Mas essa não é a primeira vez dele no Brasil, muito menos no Recife. Há 30 anos, antes mesmo de se tornar um jesuíta, ele esteve em Pernambuco e conheceu alguém a quem muito admira. Ninguém mais, ninguém menos que Dom Helder Camara, então Arcebispo de Olinda e Recife.

“Entrei na fila com pessoas do povo e, quando chegou minha vez, ele passou uma hora comigo. Serviu-me até Coca-Cola”, relembrou com um largo sorriso. “Lá na França Dom Helder é muito conhecido. É um ícone de luta por justiça e pela causa dos pobres e eu queria muito conhecê-lo”.

Três décadas depois, Thomasset está em tour pelas universidades jesuítas da América Latina. Já passou por Bogotá e Rio de Janeiro. Em Pernambuco, também reencontra amigos. Padre Pedro e ele se conhecem desde 1994, quando o Reitor iniciou seu Doutorado nas Faculdades Jesuítas de Paris. “Quando iniciei o doutorado, ele estava retornando de Louvain (Bélgica), onde defendeu tese. Atualmente, Thomasset é professor de Teologia Moral no Centre Sèvres, instituição na qual se graduou em filosofia. O Mestrado foi na Madrid Comillas”, explica Padre Pedro.

Conferência –  A vinda de Thomassset fez o anfiteatro do Espaço Executivo ficar lotado para a conferência Paul Ricoeur: um filósofo que lê a Bíblia – poética e argumentação que ele ministrou na tarde desta terça-feira (5). Alunos dos cursos de Filosofia, Teologia e do Mestrado em Ciências da Religião da Católica, além de professores e funcionários, acompanharam a explanação.

A linha de pesquisa de Thomasset  estuda o filósofo francês Paul Ricoeur, conhecido por fundamentar a corrente de que é possível a Teologia e a Filosofia estabelecerem um diálogo. O jesuíta parte do princípio de que “o texto não pertence ao autor e sim ao leitor”. Segundo ele, a partir da leitura, é possível recontextualizar a maneira de ver a vida e de agir. “A Bíblia lançou mão de um mundo novo  e inspirou várias correntes filsóficas, contribuindo com elas e estimulando-as”.

Thomasset aprofunda seus argumentos: “Para Ricouer, toda Filosofia parte de uma fonte,  de uma origem. Não parte do nada. E a Bíblia pode ser considerada uma fonte de origem. Ela nunca nos disse o que devemos ou não fazer na vida, mas influencia a nossa maneira de agir, de pensar, de ser”.

Clique aqui e confira a palestra Paul Ricoeur: um filósofo que lê a Bíblia – poética e argumentação na íntegra.