Projeto Fé e Alegria da Unicap presta homenagem a Daniel Lima Santiago

No mês de abril, os professores Isaac Assunção e Lin Caitano das oficinas de Artes Visuais e de Dança, do Projeto Fé e Alegria da Unicap e do Liceu Nóbrega, realizaram um projeto integrando as duas oficinas no qual decidiram homenagear o maior performer brasileiro, o pernambucano Daniel Lima Santiago, que é inclusive formado em Jornalismo pela Unicap. A performance escolhida para ser representada pelos alunos foi a “Poesia para a estratosfera”, que foi adaptada para as crianças.

Na performance “Poesia para Estratosfera”, Daniel ressuscitou o  Bar Savoy, que funcionava na Avenida Guararapes e era muito frequentado por intelectuais e boêmios. Ele foi à Rua da Moeda e lá reviveu o bar. Todos vestiam roupas sociais e, ao recitar a poema Chopp, de Carlos Pena Filho, foram soltos balões pretos com trechos da poesia que foram para estratosfera. Adaptada para crianças, foi intitulada pelos alunos, com ajuda dos professores, de “Catavento para a estratosfera”. O poema escolhido para a performance foi Nuvens de Ana Martins, cerca de 100 crianças participaram da atividade e soltaram balões coloridos.

Daniel Lima Santiago fez questão de comparecer e prestigiar os alunos. Foi feito também um circuito de poesia e um intervalo artístico. Durante o intervalo artístico, quando as crianças puderam fazer perguntas ao artista, uma das alunas perguntou qual tinha sido a última performance do artista de 74 anos e ele respondeu que não lembrava e iria fazer a última performance dele com ela. E assim foi feito. A garota realizou uma entrevista com ele e os dois estavam de joelhos e o professor Isaac intitulou-a de “Entrevistas de joelho”.

O intuito era que as crianças tivessem uma experiência com o artista pois, se conheceram o trabalho dele durante as aulas,  mereciam conhecê-lo pessoalmente. A atividade acabou resultando na maior apresentação de performance infanto-juvenil  já realizada no Brasil.

Os professores Isaac e Lin