Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem promoveu minicurso sobre Recursos Educacionais Abertos

ppgcl-fb
O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade Católica de Pernambuco promoveu minicurso sobre Recursos Educacionais Abertos – REA, ministrado pelo professor Vilson Leffa, da Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) e seu orientando Alan Ricardo Costa. O minicurso é fruto de um Projeto PROCAD entre a UFPB, a UCPEL e UNICAP.
No minicurso foi mostrado que  uso de Recursos Educacionais Abertos (REAs) tem despertado a atenção dos pesquisadores e professores na área da educação pelas contribuições que pode trazer para o desenvolvimento da aprendizagem, incluindo o ensino de línguas. Um dos problemas encontrados, no entanto, tem sido a dificuldade de adaptação dos REAs a diferentes contextos de aprendizagem, na medida em que vêm prontos para o professor e não apresentam facilidades de modificação.
O objetivo principal do minicurso foi mostrar como esses problemas de adaptação podem ser resolvidos por meio de um sistema de autoria que permita ao professor produzir e/ou adaptar REAs que atendam às necessidades específicas de seus alunos, usando o princípio da colaboração em massa. O resultado esperado é a produção de materiais mais interativos, motivadores para
professore e alunos e a um custo financeiro mais reduzido.