Professor Danilo Vaz defende tese e homenageia Padre Paulo Meneses

O coordenador do curso de Filosofia da Unicap, professor Danilo Vaz, defendeu sua tese de Doutorado na Universidade Federal do Rio Grande Sul (UFRGS). A pesquisa intitulada de A Estrutura Lógica do Reconhecimento na Ciência da Lógica de Hegel se utilizou das obras do filósofo alemão traduzidas para o português por Padre Paulo Meneses, falecido no último dia 10 de dezembro em Fortaleza.

“Foi um momento de muita emoção porque os professores que fizeram parte da banca examinadora eram amigos pessoais de Padre Paulo e prestaram uma belíssima homenagem a ele”, conta Danilo ao se referir aos professores Agemir Bavaresco, Denis Rosefield e José Pertili (orientador).

Padre Paulo é considerado um dos maiores tradutores de Hegel em línguas neolatinas. A Fenomenologia do Espírito também contou com a colaboração do professor da Católica Karl Heinz Efken. A obra foi uma das usadas por Danilo para pesquisa. “A própria tese é uma homenagem a ele e isso já surge logo na dedicatória: ‘ A Padre Paulo Meneses, a quem as palavras sempre dizem menos do que deveriam expressar'”.

O professor Danilo conheceu Padre Paulo quando ainda era aluno do curso de Direito da Unicap. “Foi no grupo de estudos Hegel, coordenado por ele”. Danilo conta ainda que Padre Paulo Meneses foi quem o apresentou ao seu orientador do Doutorado, Prof. Dr. José Pertili, durante um evento acadêmico na Unicap em 2008.

E as homenagens não param por aí. O último dos seis livros da obra de Hegel traduzidos por Padre Paulo Meneses, As Órbitas dos Planetas, com a ajuda do professor Danilo, tem lançamento previsto para 31 de janeiro. “Paradoxalmente, esta foi a primeira obra de Hegel”, ressalta Danilo. A versão brasileira será bilíngue. “O público vai poder comparar o texto original em latim com o que traduzimos”.