PPGCL promove seminário sobre Linguística da Enunciação

O Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da Universidade Católica de Pernambuco está promovendo nesta terça (6) e quarta (7) um seminário sobre a Linguística da Enunciação. As atividades estão sendo ministradas pelo Prof. Dr. Valdir Flores, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Pesquisador com trajetória acadêmica de mais de 30 anos, ele se dedica a estudar esse campo da Linguística com ênfase na obra do linguista sírio naturalizado francês Émile Benveniste, considerado um dos precursores da área.

Na primeira aula, Flores explicou que esse campo da Linguística é bastante consolidado na França mas que teve várias fases de aceitação ao ser introduzido no Brasil.

“A entrada de Benveniste no Brasil é muito peculiar. Lemos primeiro as traduções e só depois os originais. A questão da tradução tem que ser levada em consideração”, disse ele ao mencionar as interferências na compreensão do teórico francês.

O Professor Titular em Língua Portuguesa do Instituto de Letras da UFRGS destacou  alguns tópicos de leitura da Teoria Enunciativa de Benveniste entre os quais a inexistência de um modelo acabado, a diacronia e amplitude de sua obra. Ainda segundo Flores, Benveniste tinha um grande conhecimento da obra de Karl Marx e do aspecto cultural da Linguagem.

“É na linguagem e pela linguagem que o homem se constitui como sujeito; porque só a linguagem fundamenta a realidade na sua realidade que é do ser, o conceito de “ego”, dizia frase de Benveniste lida por Flores em outro momento da aula.

Recife – Esta é a primeira vez que Valdir Flores vem á capital pernambucana. Ele disse que teve ótimas impressões a respeito do PPGCL da Unicap. “Percebo que o campo que estudo é de interesse de muitas áreas do Programa. Vi também que há colegas de diversos campos e instituições. Isso facilita a circulação do conhecimento e estimula uma formação mais ampla dos alunos”.