Aulas de Ciência da Computação exploram metodologia PBL

Os alunos do curso de Ciência da Computação estão experimentando uma mudança de metodologia nas aulas. A turma do 6º período desenvolveu um trabalho para a disciplina de Engenharia de Software seguindo a linha Problem Based Learn (aprendizado baseado no problema, em tradução livre). A iniciativa de explorar esse tipo de metodologia partiu do professor Fernando Wanderley.

Prof. Fernando Wanderley

Ele explicou que esse método é importado da medicina. “A problemática é baseada por uma demanda real que provoque engajamento e motivação. Ela tem que ser desafiadora para os alunos. Além disso, essa metodologia quebra a visão unidirecional do ensino. O professor vira tutor, tirando dúvidas apenas quando acionado pelo grupo. Os alunos é que são os protagonistas do processo”.

Na atividade em questão, é como se os alunos desmontassem um aplicativo a partir da observação e depois elaborassem um manual de uso, sugerindo mudanças e aperfeiçoamento. Isso tudo sem acesso aos códigos de programação. Organizada em quatro grupos, a turma aplicou esse procedimento em três aplicativos de guias turísticos usados para o Jardim Botânico do Recife, Zoológico de Dois Irmãos e Igrejas de Olinda. “Eles não tiveram contato algum com o cliente ou desenvolvedores”, complementou o professor.

Os avaliadores externos Peter e Gilberto

Os trabalhos foram submetidos a uma banca com avaliadores externos. Peter Silva, consultor na área de desenvolvimento mobile do Centro de Estudos Avançados do Recife (C.e.s.a.r) e o professor Gilberto Cysneiros Filho, do Departamento de Estatística e Informática da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Eles levaram em conta questões ligadas ao conteúdo, expectativa do cliente e visão de mercado.

Os alunos que participaram da experiência aprovaram o novo método. “Trabalhamos um formato de equipe explorando o que cada um tem de melhor e adotamos a figura de um gerente para supervisionar tudo”, disse Uirá Veríssimo. “Os assuntos eram relacionados e todos participaram buscando saber de tudo”, complementou Danilo Arruda.