Palestra em comemoração ao Dia Mundial da Água traz alerta sobre a crise hídrica de Pernambuco

Através da Agenda Socioambiental da Universidade Católica de Pernambuco e em comemoração ao Dia Mundial da Água, 22 de março, o Instituto Humanitas Unicap, juntamente com as coordenações dos cursos de Engenharia Ambiental e Ciências Biológicas, promoveu uma palestra para tratar da questão da água. O evento reuniu Alexandre Ramos, da Prefeitura do Recife, Ranjana Yadav, da Yadav Geologia e Engenharia, e Victor Natham Lima da Rocha, da Compesa.

Foto: Pedro Borges

O tema escolhido pela ONU para a data neste ano foi “Água para todos” e ele faz parte de um conjunto de 17 objetivos e 169 metas para serem atingidas ate 2030 para garantir um planeta mais sustentável. “Se a gente quer um desenvolvimento sustentável no planeta, se a gente quer água de qualidade, ninguém pode ficar pra trás. Então água é pra todo mundo, esse é o lema da ONU”, explicou Alexandre Ramos.

Um dos pontos discutidos foi o papel das universidades dentro da temática, de modo a sensibilizar e informar a população, além de buscar os atores sociais envolvidos nos conflitos para debate e desenvolver instrumentos pedagógicos de linguagem popular e simbólica, destinados à mobilização, informação e qualificação dos sujeitos.  Outros assuntos bastante frisados foram a água subterrânea, segurança hídrica e os grandes desafios para a gestão da água, principalmente em Pernambuco.

Foto: Pedro Borges

O grande intuito do evento foi chamar a atenção e fazer refletir acerca da vulnerabilidade hídrica de Pernambuco, que é o estado brasileiro com menos água por habitante. Um dos organizadores do evento, Fábio Pedrosa, falou sobre a importância de trazer esse conhecimento para as pessoas sobre a situação crítica no estado. “É necessário que cada vez mais pessoas saibam disso, tenham mais consciência no uso da água, que as indústrias e empresas, que consomem muita água, também tenham seu papel, e que o poder público possa fiscalizar mais essa questão da água”, declarou.

A palestra contou com um público dos mais diversos cursos da Unicap, discutindo e refletindo sobre essa temática, que vai além da questão técnica, passa por uma questão de cidadania.