Fé e Alegria realiza aula temática para os alunos do Pré-universitário

Na manhã desta sexta-feira (30), a Fundação Fé e Alegria em Pernambuco (Fya), juntamente com a Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social e a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), realizou uma aula temática com a oceanógrafa e professora do curso de Ciências Biolõgicas da Católica Goretti Sônia-Silva sobre sustentabilidade e biodiversidade, no auditório G1 da Unicap, para os alunos do Pré-universitário.

A oceonógrafa interagiu com os estudantes durante toda a aula, fazendo perguntas e brincadeiras. Falou sobre os recursos naturais, explicou sobre as espécies indicadoras (são aquelas que “indicam” um conjunto de condições ambientais, como as ostras, peixes, minhoca e plâncton), espécies “bandeira” (são espécies “carismáticas” chamam atenção e tem importância econônica, como as tartarugas marinhas, a ararinha azul e o mico-leões), espécies “chave” (são integradoras e as mais importantes dos ecossistemas, Omo o camarão e o peixe-boi) e espécies “guarda-chuva” (assegura a sobrevivência de muitos outros como os corais dos recifes).

A professora falou sobre os alimentos e produtos transgênicos (produtos modificados geneticamente em laboratórios), sobre a responsabilidade ambiental, saneamento versus degradação ambiental, desmatamento na Amazônia (60% da área desmatada foram transformados em pastos), mudanças no código florestal, mudanças climáticas (geleiras), aquecimento global (temperatura do planeta), recursos minerais (como o Nobium, que é muito utilizado na fabricação de componentes de motores de jatos e foguetes) e mencionou sobre os agrotóxicos, que são defensivos agrícolas ou agroquímicos. “O Brasil é o 3º maior consumidor de produtos agrotóxicos no mundo e o primeiro no da América Latina”, revelou.

Ao falar sobre a responsabilidade social, explicou sobre os resíduos sólidos (lixão, comercial, industrial e hospotalares) e o analfabetismo. A respeito da responsabilidade econômica, a professora Goretti Sônia contou que as empresas estão aderindo a um desenvolvimento da gestão sustentável para diminuir o desperdício de matéria-prima. Citou a energia eólica (gerada através dos ventos), a reciclagem (reaproveitamento de materiais) e as ferramentas do uso econômico e ecologicamente sustentável (como a pesca, atividades petrolíferas e portuárias, agricultura e agroindústria, aquicultura, extração mineral e vegetal, pecuária, turismo e recreação, urbanização e atividades realizadas em terra).

Para finalizar a aula, a professora apresentou uma questão para os alunos: “As mudanças ambientais no planeta Terra influenciam o bem-estar humano?”. A partir desse quetionamento, os demais professores vão selecionar cinco alunos que irão fazer alguma ação que cause bem-estar à coordenação/professores/colegas de sala de aula. A melhor ação irá receber uma premiação da professora Goretti Sônia.