O PPGCL da Unicap promoveu o seminário “Les Actualités de Ferdinand de Saussure”

O programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Unicap promoveu, entre os dias 27 e 31 de agosto, o Seminário “Les Actualités de Ferdinand de Saussure”. O evento aconteceu no Anfiteatro do Bloco G4 e foi ministrado pelo professor Dr. Pierre-Yves Testenoire, da Universidade Paris-Sorbonne/Escola Superior do Professorado e da Educação (ESPE).

“Embora seja jovem, tem uma grande produção de conteúdo sobre Saussure, sendo um dos grandes estudiosos da área, principalmente depois do crescimento desse campo em função das descobertas de trabalhos não publicados”, comentou Mária de Fátima Vilar, professora da Unicap que intermediou o contato do palestrante com o PPGCL.

O seminário foi ministrado em francês com tradução para português, tendo como objetivo principal a integração do aluno às questões de internacionalização e conhecimento com professores de centros vanguardistas, como é o caso da Universidade Paris-Sorbonne. O ministrante, Prof. Dr. Pierre-Yves Testenoire, aplica seus conhecimentos no seminário a partir da fundamentação dos manuscritos do ‘Pai da Linguista Moderna’, Ferdinand de Saussure. Trazendo questões atuais em relação à obra do autor e seu objeto de estudo fundamentado na Europa.

“Estou muito contente de estar aqui e poder falar de um linguista como Ferdinand de Saussure que se acreditava estar um pouco esquecido. Os alunos têm se mostrado bastante estudiosos e a organização do evento tem sido muito boa”, comentou o Prof. Dr. Pierre-Yves.

“Participar desse evento está sendo um grande presente. O professor é muito rico em detalhes, quando faz as explicações. E como grande nome da linguista, Saussure é o segundo autor central da minha tese”, diz Renata Monteiro, doutoranda do PPGCL.

O seminário conta com a presença de alunos de diversos cursos da Unicap, além de ter sido aberto ao público externo, com direito a inscrição pela página: http://www.unicap.br/MinicursosPosGraduacao/