Exposição apresenta trabalhos do projeto Ganhando Asas

Os trabalhos produzidos no projeto Ganhando Asas foram mostrados numa bela exposição, realizada segunda-feira (19), no salão receptivo da Unicap. O projeto, que busca a inclusão social e o estímulo das capacidades cognitivas e de autoidentificação em jovens portadores de síndrome de Down e outras deficiências intelectuais, ofereceu – durante o segundo semestre de 2017 – cursos, oficinas e outras atividades visando proporcionar experiências que não são normalmente acessíveis a tal público, incluindo as áreas de fotografia, jogos digitais, produção em rádio e publicidade.

A exposição de conclusão do semestre contou com a presença dos participantes, orientadores, familiares, amigos e imprensa. Eram mostradas fotografias, pinturas e vídeos produzidos pelos jovens, além de uma apresentação de música e dança com quatro números.

A professora do curso de Jornalismo Andrea Trigueiro, que ministrou o curso de extensão na parte de comunicação, explica a ideia do programa de rádio desenvolvido no módulo, que inclui seis spots, cada um com cinco minutos de duração, gravados pelos participantes com o tema “O dia a dia de pessoas com necessidades especiais”.

“Eles que escolheram fazer o programa e selecionaram os temas. Apesar de alguns encontrarem dificuldades cognitivas, eles deixavam muito claro que queriam falar sobre as problemáticas que envolviam o cotidiano deles. Fizemos o programa para que eles pudessem verbalizar suas preocupações, angústias, dores e dificuldades”, diz Andrea.

A coordenadora do projeto e do curso de Fotografia, Renata Victor, liderou também a oficina de fotos, da qual os resultados foram mostrados no salão receptivo da Unicap. “Hoje é um dia de alegria para todos nós, porque é a conclusão da primeira turma do Ganhando Asas através da comunicação e da arte. Foram quatro meses de trabalho em cinco disciplinas. Então, estamos comemorando o sucesso da turma, tendo em vista o belo resultado que os alunos apresentam como podemos comprovar nessa pequena mostra”, conta Renata.