Minicurso dá dicas para bioprodução

Professor Carlos Alberto Alves da Silva

Iniciado terça-feira (5) pela professora Aline Elesbão, o minicurso de Microbiologia Industrial teve continuidade nesta quarta-feira (6) com o professor do curso de Química da Unicap Carlos Alberto Alves da Silva. O objetivo principal foi esclarecer para os alunos como se pode alcançar bioprodutos através de microorganismos.

Os alunos inscritos demonstraram interesse pelo assunto, pois têm a ambição de expandir suas possibilidades de emprego, já que este é um dos ramos que mais evolui atualmente. Cerveja, vinho, queijo, pão e antibióticos são alguns exemplos dos bioprodutos produzidos em escala industrial.

“A gente possui a habilidade de manipulação dos microorganismos, porque  é da nossa indução que eles precisam.” Dessa forma, Carlos Alberto incentivou os alunos a desenvolverem a paciência e a habilidade, características indispensáveis para quem pretende trabalhar na área.

Essa ciência agrega conceitos da Engenharia Química, Ambiental e de Alimentos, aproveitando as habilidades tecnológicas de cada uma para otimizar a produção. Otimização esta que pode ser alcançada quando os microorganismos escolhidos são aqueles que podem ser produzidos em grande quantidade, além de serem econômicos para favorecer a indústria.

O minicurso teve duração de oito horas, distribuídas em dois dias, das 8h às 12h. Ele ofereceu aos alunos uma visão teórica do tema e as melhores técnicas para sua aplicação prática.