Fé e Alegria promove visita à oficina do artista Francisco Brennand

Na segunda-feira (08), o programa Jovem Aprendiz 2012, oferecido pela Fundação Fé e Alegria em Pernambuco (Fya) em parceria com a Aneas (Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social) e a Unicap (Universidade Católica de Pernambuco), realizou um passeio para a Oficina Cerâmica Francisco Brennand.

A excursão teve como objetivo “ampliar o universo cultural dos jovens. O local foi escolhido pelos próprios usuários”, como contou a coordenadora do projeto, Marianna Accioly, que também os acompanhou no passeio, junto com o professor Paulo Cardoso. A experiência foi tão proveitosa para todos que a visita durou mais do que o tempo previsto.

Desde 1971 no bairro histórico da Várzea, a Oficina Brennand compõe um conjunto arquitetônico monumental, em constante processo de mutação, “onde as obras são associadas a um universo abissal, dionisíaco, subterrâneo, obscuro, sexual e religioso”, como explicou o mediador Elcimar Malta. Entre as obras feitas de cerâmica, encontram-se objetos utilitários como a chaleira, o bule, cinzeiros, fruteira, garrafa, compoteira, bomboneira, pote, porta lápis, ovo cerâmico, peso bola, tartaruga, jarra, caneca, saladeira, travessa, prato, tigela, prato, terrina, petisqueira, camafeu, taça, copo, jarro cilíndrico, castiçal, doceira, porta jóias, panela de fondue, sopeira, minisopeira, miniovo, porta guardanapo, minijarra e travessa com ambas.

O programa  Jovem Aprendiz tem como meta treinar e encaminhar jovens para estágio no setor administrativo de empresas e oferecer atividades de formação e acompanhamento profissional.

Esses jovens aprendem sobre redação comercial e oficial, introdução à administração, técnicas de recepção, ética na organização, conceito básico de saúde, técnicas de protocolo e técnicas de arquivo. Eles têm aulas de língua portuguesa, matemática, informática, competências para o saber conviver e humanismo e cidadania.