Católica sedia o primeiro seminário sobre Crítica à Pesquisa em Direito

Na manhã desta quarta-feira (03), na sala 309 do bloco G4, na Universidade Católica de Pernambuco foi dado início ao primeiro evento na linha do direito promovido pelos Programas Nacionais de Pesquisa Acadêmica (Procad) das universidades Federal de Santa Catarina (UFSC) e Federal do Pará (UFPA); a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), além da Católica. O encontro conta com o apoio do Ministério da Educação, através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Com o tema: Crítica à Pesquisa em Direito: “Não fale do Código Hamurabi”, os alunos da graduação e do Mestrado em Direito da Unicap puderam dialogar com os professores que participaram da primeira mesa do dia, presidida pela Prof. Marília Montenegro, coordenadora do Mestrado em Direito da Católica. O tema da mesa desta manhã foi: “Crítica à Pesquisa em Direito”.

Prof. Claudio Souto

O primeiro a falar foi o professor emérito da Universidade Federal de Pernambuco Cláudio Souto. Ele e os alunos mantiveram um diálogo sobre a Sociologia do Direito, disciplina que  implantou na Católica, no início da década de 60, e logo foi assimilada nos cursos de Direito de todo o Brasil. O Prof. Cláudio Souto também foi responsável por tornar a Sociologia do Direito disciplina curricular das pós-graduações em Direito e em Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco.

O segundo palestrante foi o Prof. Dr. Artur Stanford, da UFPE. Stanford é doutor em Teoria Geral, Filosofia e Sociologia do Direito pela Federal. Em um discurso inicial emocionado, ele lembrou da época em que era aluno de Cláudio Souto e, em seguida, analisou os métodos científicos utilizados na graduação e pós-graduação nas universidades, falou da utilização do método e como realizar o trabalho acadêmico (T.A.) e concluiu chamando a atenção dos alunos para ler o que está sendo feito em Direito e guiar-se em quatro propostas básicas, que são: Pesquisa, Profecia, Estudo e Doutrinamento.

Prof. Luciano Oliveira

O terceiro e último palestrante da manhã foi o Prof. Dr. Luciano Oliveira, da UFPE. Oliveira é atualmente professor de Sociologia Jurídica da Federal e, na ocasião, fez o lançamento do seu livro “O Enigma da Democracia – O Pensamento de Claude Lefort” pela editora Jacintha. O encerramento ficou por conta da decana da Católica, Miriam de Sá Pereira, que finalizou o encontro levantando a importância do ensinar e aprender direito como fenômeno social.

O seminário continua nesta quarta-feira à tarde, com o tema: “Pesquisa Aplicada em Direito”. E vai até a próxima sexta-feira (5), no bloco G4, sala 309.