Liga Acadêmica de Neurocirurgia da Unicap realiza seu III Simpósio

A Liga Acadêmica de Neurocirurgia do curso de Medicina, da Universidade Católica de Pernambuco, realizou nos dias 12 e 13 de novembro de 2018 o seu III Simpósio, às 18h30, no Auditório Dom Helder Camara, térreo do bloco A da Católica.

O III Simpósio da Liga Acadêmica de Neurocirurgia da Católica, teve 120 inscritos, das cinco Faculdades de Medicina do Recife, dentre elas, Unicap, UPE e UFPE, e uma lista de espera de mais de 70 interessados.

A programação do evento contemplou os seguintes temas apresentados pelos seus respectivos palestrantes:

A liga com Dr, David, Dra. Cristina e Dr. Alisson Meneses

Na segunda-feira, dia 12/11, foram abordados “Aneurisma”, apresentado pelo Médico Dr. Cláudio Vital; “Trauma Cranioencefálico – TCE, e Traumatismo Raquimedular – TRM”, pelo Doutor Alisson Menezes e “Acidente Vascular Encefálico – AVE”, explanado pelo Doutor José Laércio.

A liga com Dr. David, Dr. Gustavo Nery e Dra. Penha Mariz

No dia 13/11, terça-feira, os temas abordados foram “Tumores no Sistema Nervoso Central”, pela Doutora Penha Mariz; “Infecção no Sistema Nervoso Central”, pelo Doutor Gustavo Nery e “Craniotomia Descompressiva” apresentado pelo coordenador da Liga e professor da Católica, o neurocirurgião David Plácido Lopes.

Nas redes sociais, o presidente da Liga Acadêmica de Neurocirurgia da Unicap, o aluno do 8º período do curso de Medicina da Católica, Rodolfo Campos, publicou um post de gratidão relacionado ao evento.

Rodolfo Campos, Dr. David Plácido (coordenador da liga), Dr. Claudio Vidal e Dr. Thiago

“Gostaríamos de agradecer primeiramente a Deus pela oportunidade, a todos pela presença e credibilidade dada ao nosso III Simpósio da Liga Acadêmica de Neurocirurgia da Universidade Católica de Pernambuco. Agradecer à Coordenadora do Curso de Medicina da Unicap – Dra. Erideise Gurgel, ao serviço de Neurocirurgia do Hospital Getúlio Vargas – Recife/PE, aos serviços de Neurocirurgia e Neurologia do Hospital da Restauração – Recife/PE e à Sociedade Brasileira de Neurocirurgia @sbn_neurocirurgia. Agradecimento especial ao nosso querido coordenador e Neurocirurgião, Dr. David Plácido Lopes, e a todos os palestrantes pela atenção depositada ao nosso projeto. Neurocirurgiões esses: Dr. Cláudio Vidal, Dr. Alisson Meneses, Dra. Penha Mariz e Dr. Gustavo Nery. Agradecer também aos patrocinadores que foram fundamentais para a realização deste evento, sendo esses: @novaeranordeste, @internesolucoesemsaude, @interneeduca, @redbullbr e @medcel_unicap. Nosso MUITO obrigado”, exclamou o presidente da Liga, Rodolfo Campos.

A Liga Acadêmica de Neurocirurgia da Unicap foi fundada no final de 2016, como um Projeto de Extensão. Em 2017, A Liga realizou os dois primeiros Simpósios. O primeiro, no Auditório do bloco J, com 120 participantes das cinco faculdades de Medicina do Recife, durante dois dias.

No final do ano de 2017, foi realizado o segundo Simpósio da Liga Acadêmica, na Interne Home Care, na Ilha do Leite. Participaram 130 pessoas das cinco faculdades do Recife, mais a Faculdade de Olinda, da UPE Garanhuns, da Univasf de Petrolina e da Univasf de Paulo Afonso-BA.

A liga com Dr. David e Dr. Claudio

A Liga Acadêmica é uma organização sem fins lucrativos, que atua como Projeto de Extensão onde os alunos estudam uma determinada área que, neste caso, Neurocirurgia e as suas subespecialidades.

Na área da Pesquisa, os participantes publicam artigos científicos, participam e apresentam trabalhos, em banner e oral, sobre a área, em congressos nacionais, reginais e locais, a exemplo do Congresso Nordestino de Neurocirurgia.

Na área de Ensino, a Liga promove seminários, abertos ao público, aulas expositivas, estudos de casos clínicos para estudar o tema de interesse da Liga Acadêmica.

Em extensão, os integrantes participam da Semana de Integração Universidade Sociedade – SIUCS, participam do Fórum do Extensionista, dentre outros.

“Apesar de nossa liga ser muito específica, no ramo da Neurocirurgia, nós não buscamos uma formação precoce, mas sim um amadurecimento precoce durante a vida acadêmica”, finaliza o presidente da Liga Rodolfo Campos.