José Paulo Cavalcanti Filho vai integrar a Comissão da Verdade

José Paulo Cavalcanti Filho - advogado
pernambucano (Foto: Reprodução / TV Globo)
(Foto: Reprodução / TV Globo)
O advogado pernambucano José Paulo Cavalcanti Filho, membro externo da Comissão Própria de Avaliação da Universidade Católica de Pernambuco juntamente com o médico Antônio Figueira (Secretário de Saúde de Pernambuco) e a professora Creuza Aragão (chefe de gabinete da Desembargadora Margarida Cantareli), vai integrar a Comissão da Verdade, que vai apurar violações aos direitos humanos entre 1946 e 1988, período que inclui a ditadura militar. Ele foi escolhido pela presidente Dilma Rousseff, na quinta-feira (10).
O Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, enviou email para o jurista pernambucano parabenizando-o pela indicação para a Comissão da Verdade. “É um presente para todos nós de Pernambuco e do Brasil”, disse o Reitor, acrescentando que, “em nome da comunidade universitária da Unicap, deseja os melhores sentimentos de confiança e encorajamento, na certeza de que a contribuição de Pernambuco está em boas mãos”. Padre Pedro agradece, ainda, a José Paulo Cavalcanti Filho por ter aceito “tamanha e importante missão, pela memória dos filhos dessa Pátria amada”.
A Comissão da Verdade contará ainda com a participação do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de Gilson Dipp; do advogado e ex-ministro da Justiça José Carlos Dias; da advogada que defendeu a presidente Dilma Rousseff  durante o regime militar Rosa Maria Cardoso da Cunha; do ex-procurador-geral da República Cláudio Fonteles; do sociólogo Paulo Sérgio Pinheiro; e da psicanalista Maria Rita Kehl.A posse dos integrantes da Comissão da Verdade está marcada para a próxima quarta-feira (16), no Palácio do Planalto, com a presença dos quatro ex-presidentes da República: José Sarney, Fernando Collor, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva.