Segundo dia do Congresso Educação Jesuíta termina em ritmo de frevo

Com colaboração de Rafaella Coelho

A Plenária desta quarta-feira, dia 13, foi iniciada com a exibição vídeos sobre expressões culturais do estado do Ceará.  Preferida pelo Padre Hugo Ara e coordenada pelo Irmão Jorge Luis de Paula, a mesa teve a participação da coordenadora do Fé e Alegria do Ceará, Francimayre Maia, e a coordenadora do curso superior em Gestão Cultural da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), professora Mirian Dolores Baldo Dazzi.

No primeiro momento, os participantes da mesa fizeram declarações sobre o encontro e os debates ocorridos no dia. Para Mirian Dazzi, “a cultura, tratada como uma linguagem, e tudo o que foi visto e debatido, vai acrescentar muito em cada um presente”. Depois, foi aberto o espaço para as perguntas dos participantes de cada grupo de discussão.

Para encerrar a noite  do segundo dia do Congresso Educação Jesuíta – Brasil, com o tema Rumo as Novas Fronteiras, os congressistas tiveram um aulão de frevo, às 18h30, com o grupo de dança do Fé e Alegria do Brasil e com as orientações da professora Thiemy Hatori, acompanhados por uma banda de frevo.

A pedagoga Elizabeth Áreas, do Rio de Janeiro, participou da dança seguindo os ensinamentos da professora Thiemy. “Faço dança de salão e amo o carnaval e o samba. Mas aprecio o frevo desde criança”, conta a pedagoga. “Gostei muito da aula e de dançar frevo, eu sempre procuro aprender novos tipos de danças”, revelou.

O evento promovido pela Fundação Fé e Alegria do Brasil (FyA) está sendo realizado, este ano, na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e vai até o dia 15 de julho.