Jorge José fala sobre a trajetória da televisão pernambucana, em palestra na Católica

Texto: Karolina Melo e fotos: Juliana Guimarães (Alunas da Unicap)

Os alunos de Relações Públicas e Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) receberam, na noite da última quinta-feira (5), a visita de um dos maiores pesquisadores da história da televisão pernambucana, o professor Jorge José de Santana. O encontro foi promovido pelo professor Francklin Santos como estratégia da disciplina História dos Meios de Comunicação.

3Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas, Jorge sempre dedicou sua vida profissional ao rádio e, principalmente, à indústria televisiva. Autor de dois livros sobre a história do veículo em Pernambuco: “A televisão pernambucana por quem a viu nascer” e “Meio século depois: televisão pernambucana”, publicados respectivamente nos anos de 2007 e 2010, Jorge José demonstra sua intimidade com esse meio de comunicação que revolucionou os anos 1960 e se incorporou ao cotidiano das pessoas.

A palestra enfocou os avanços conquistados pela televisão, desde o seu surgimento, em 1960, até os desafios contemporâneos. No final da apresentação, os alunos foram sorteados com livros autografados do profissional e documentários sobre a história da TV em Pernambuco.