Fundação Fé e Alegria realiza palestra sobre participação estudantil e grêmio escolar no Liceu de Nóbrega

O Liceu Nóbrega de Artes e Ofícios realizou em parceria com a  Fundação Fé e Alegria palestra com o intuito de fortalecer a participação e o vínculo estudantil. “Nesse processo de parceria com a escola, a gente pensa em atender tanto alunos do fundamental como alunos do ensino médio. O Fé e Alegria tem um projeto de melhora educativa, que contempla essa questão da participação dos estudantes no meio escolar”, conta a coordenadora do projeto, Catarina de Santana.

O convidado José Ferreira de Oliveira, de Vazantes – Ceará, veio com a proposta de discutir com os estudantes, os espaços de participação dentro da escola e também na comunidade. “Na atual conjuntura em que se encontra o país, a gente tem que trabalhar com a verdadeira participação do jovem para que eles possam ter uma consciência mais crítica. Pensando nesse objetivo, iremos falar em como o grêmio estudantil pode atuar como um espaço de participação em nível escolar e de sociedade. O grêmio é um setor da escola, que pode lhe dar voz e vez como representação do aluno. Assim, garantindo que há democracia dentro do âmbito escolar,” relatou José Ferreira.

A palestra, que durou em torno de duas horas, foi bem recebida pelos alunos, que puderam tirar as suas dúvidas sobre o grêmio estudantil e sobre os espaços de participação na sociedade destinados aos jovens. Para Maria Júlia, de 15 anos, a palestra foi bem construtiva e de grande importância: “Me fez pensar mais. refletir mais. Eu quero participar do grêmio estudantil, assunto que era pouco discutido. Sem falar que vou sair daqui bem mais engajada para participar das políticas do colégio, para os alunos. Eu adorei.” complementou.