Mulher em Foco, autoria feminina na imagem em Pernambuco é tema de evento na Católica

Foi realizado na noite do dia 20 de março, no Auditório Dom Helder Camara, no térreo do bloco A, da Universidade Católica de Pernambuco, o evento “Mulher em Foco, autoria feminina na imagem em Pernambuco”, que exaltou o protagonismo da mulher na fotografia pernambucana. A iniciativa foi da Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos da Imprensa de Pernambuco – Arfoc-PE, com o apoio do Curso Superior de Tecnologia em Fotografia e da Especialização As Narrativas Contemporâneas da Fotografia, da Unicap.

A programação do encontro contemplou apresentações do Programa de Voluntariado Universitário – Vou, e da parceria entre o curso de Fotografia, o Diretório Acadêmico do curso e a ONG Deficientes Eficientes; Bate-papo com a arquiteta Betânia Correia de Araújo, diretora do Museu da Cidade do Recife; Mesa Mulheres em Foco – Arfoc; Entrega do Prêmio VII Concurso de Fotografia de Carnaval do cursos de Fotografia da Unicap, e Lançamento da 10ª edição da revista Unicaphoto.

Acompanhe o depoimento que Betânia Araújo deu a Revista Unicaphoto.

Betânia Correia de Araújo from Fotografia Unicap on Vimeo.

Renata, Brenda, Luisi, Bruna, Yêda, Priscila e Kety

A Mesa Mulheres em Foco, que teve o tema “Autoria Feminina na Imagem em Pernambuco” teve a participação de Brenda Alcântara, fotógrafa do jornal Folha de Pernambuco, com passagem pelo Diario de Pernambuco; Bruna Monteiro, videomaker, fotógrafa e empresária; Kety Marinho, cinegrafista, fotógrafa e mestranda na Unicap; Luisi Marques, cinegrafista da TV Jornal e capoeirista do Grupo Chapéu de Couro da Católica; Renata Victor, fotógrafa, coordenadora de Fotografia da Católica e ex-editora de fotografia do Jornal do Commercio, e Yêda Bezerra de Mello, fotógrafa, ex-professora do curso de Fotografia e empresária. A mediação da mesa foi de Priscila Urpia, representante da Asfoc-PE.

As participantes contaram sobre suas experiências como fotógrafas e cinegrafistas, dificuldades, preconceitos, assédio, mas principalmente suas melhores realizações profissionais. Após as apresentações houve uma sessão de perguntas e responta onde o público interagiu com a mesa.