Franceses conhecem ações afirmativas em Pernambuco
|Com informações do Cepir
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos – SEDSDH, em parceria com o Censelho Estadual de Promoção da Igualdade Étnicorracial – Cepir, recebe nesta terça-feira (09), visita de 20 franceses da região da bretanha que chegam a Pernambuco para conhecer as ações afirmativas desenvolvidas pelo Governo do Estado.
Com a iniciativa, que faz parte das propostas do Programa Pacto pela Vida no enfrentamento à violência simbólica, a secretária Laura Gomes fortalece o trabalho do governador Eduardo Campos no tocante às ações de promoção da igualdade étnicorracial.
Durante a visita, os franceses terão a oportunidade de conhecer, às 19h, o primeiro curso em Pernambuco de formação de sacerdote e sacerdotisa de matriz africana, que funciona desde abril deste ano, no terreiro de Elza de Iemanjá, em Salgadinho, Olinda. Na ocasião, haverá uma celebração litúrgica com comidas típicas afro, apresentação de danças e xirê aos orixás do candomblé.
O terreiro de Mãe Elza está sendo catalogado pela SEDSDH, Cepir e Empetur para o turismo étnicorreligioso. Este trabalho faz parte da parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos/Cepir e a Universidade Católica de Pernambuco.
Agenda dos Europeus – Pela manhã, em Olinda, os franceses conhecerão o Sítio Histórico da cidade. Passarão pela Casa de Pai Edu (Palácio de Iemanjá). Além de visitar a primeira comunidade quilombola urbana de Pernambuco, a comunidade Xambá. À tarde, a comitiva segue para a Casa da Cultura, o Mercado de São José e a Sinagoga Kahal Zur Israel.