Itinerário da Língua Castelhana é tema de palestra e exposição no Instituto Cervantes

Com informações da Assessoria de Imprensa do Instituto Cervantes

Nesta quinta-feira (20) o arquiteto espanhol José Maria Plaza Escrivá estará no Instituto Cervantes para uma conversa sobre as transformações da língua românica falada no reino de Castela até o castelhano dos dias de hoje. A atividade será realizada no primeiro andar do Instituto, a partir das 19h, com entrada gratuita.

A conferência em espanhol faz parte da exposição de desenhos de Escrivá e mosaico de Sandra Paro, intitulada “Itinerário Iconográfico da Língua Castelhana”, realizado pelo Instituto Cervantes de Recife e a Fundação Artístico Cultural Iberoamericana em homenagem ao terceiro centenário de fundação da Real Academia Espanhola (RAE). Tanto os desenhos como os mosaicos estarão expostos no hall do Instituto Cervantes e também poderão ser apreciados online através do link: http://youtu.be/TMbjvvZPsvs . Na ocasião haverá o sorteio de um “Cuaderno de Dibujos: Itinerario Iconográfico de la Lengua Castellana” com a reprodução dos desenhos da mostra.

As 12 lâminas de desenhos feitos a bico de pena permitem conhecer a história, arquitetura, cultura e tradições que marcaram esse caminho de transformação da língua, da mesma maneira como faziam os antigos cronistas historiadores, através de registros iconográficos realizados in situ pelo arquiteto que se define como “um viajante desenhador”.

A arquiteta brasileira Sandra Paro é responsável pelos comentários históricos sobre as paisagens retratadas e também por um painel de mosaico artístico que representa a Casa de las Conchas, situada em Salamanca, considerada a cidade do saber.

O Instituto Cervantes fica na Av. Gov. Agamenon Magalhães, 4535, no Derby. Maiores informações através do telefone (81) 3334-0450.

Serviço: Conferência e Exposição “Itinerário Iconográfico da Língua Castelhana”

Lugar: Instituto Cervantes do Recife

Av. Gov. Agamenon Magalhães, 4535, Derby, Recife.

– Abertura e Conferência: 20/02/14 às 19h

– Visitação: segunda a sexta, das 9h às 20h