Boletim Unicap

Fórum sobre Questões do Envelhecimento traz discussão sobre afeto

Foto: Elano Lorenzato

A terceira edição do Fórum sobre Questões do Envelhecimento congregou, na tarde do último dia 8, um público interessado em debater um tema que muitos parecem ter esquecido: o afeto. E a música, mais uma vez, marcou presença ao lado da iniciativa que busca, mês a mês, promover a saúde.

Introduzidos ao palco pelo membro da Pastoral, Gilmar Araújo, os músicos Percy Marques e Leonardo Maranhão abriram a tarde com a canção Wave, de Tom Jobim. Após o momento de descontração, o diretor do Centro de Ciências Biológicas e Saúde (CCBS), Aranildo Rodrigues, desejou as boas-vindas aos presentes, chamando para compor a mesa os palestrantes Ana Katarina Saraiva de Melo e Nilo Ribeiro.

Guiados pelo tema “Afeto no envelhecimento: relações familiares e sexualidade”, a psicóloga Ana Katarina e o filósofo Nilo Ribeiro pontuaram, ao longo da palestra, sobre a importância de se debater a referida temática.

A abordagem psicológica girou em torno de observações simples, mas que comumente passam despercebidas: “Muitos não sabem, mas ter amigos estimula o pensamento e a memória. Às vezes, as pessoas não percebem, mas a própria lembrança do nome dos amigos ou, até mesmo, do caminho que será feito para encontrá-los, é uma forma de exercitar a mente”, relatou Ana.

O desfecho filosófico, por outro lado, contemplou a conceituação. “O papel da Filosofia é pensar, construir e desconstruir conceitos. Para a palestra de hoje, eu busquei reconstruir a temática: ‘O afeto na senescência: relações familiares e sexualidade’. O envelhecimento deve ser revisto. Na realidade, é uma época não de mudanças, mas de redescobertas: seja a redescoberta da corporeidade ou simplesmente o ‘redesenhar’ das relações afetivas de parentesco”, finalizou Nilo.

Ao fim, o músico Gilmar Araújo tocou canções como “Quando te vi”, do cantor Beto Guedes.

print

Compartilhe:

Deixe um comentário