Fé e Alegria realiza aula de Ciências Exatas

No sábado (1º), às 8h, a Fundação Fé e Alegria em Pernambuco (Fya), juntamente com a Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social e a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), realizou no auditório G1 da Católica o aulão de Ciências Exatas do curso Pré-universitário.

A primeira aula do dia foi da professora Jéssyca Fernandes, que relacionou a física com filmes de ficção científica, falou sobre o que é o som e o magnetismo, como é o processo de repulsão e atração, como funcionam as redes WI-FI, o cinema 3D e o forno micro-ondas. Explicou sobre as ondas elípticas e como são formadas as ondas do mar.

O professor de matemática Sidney Farias explicou o que é matemática mencionando os matemáticos Imenes e Lellis, Richard Courant e Hebert Robbins.  O professor Clayton Santos também participou da aula para ajudar na compreensão de textos matemáticos e enunciados do Enem. Sidney Farias fez uma introdução sobre a origem da geometria, “o termo deriva do grego e siginifica medição da terra”, contou.

O professor Adriano Rodrigo falou, em seguida, sobre a geometria espacial, com a auxílio do professor de história Anderson Barbosa. O professor Diogo Gomes também ajudou em um exercício, explicando como atua o álcool no organismo. O professor Adriano Rodrigo finalizou sua aula com uma citação do Dalai Lama, “julgue o sucesso pelas coisas que você teve que renunciar para conseguir”.  Depois, todos tiveram um intervalo de 15 minutos para o lanche.

Logo após, o professor Sidney Farias fez uma introdução sobre física no cotidiano e o professor Ricardo Farias conceituou energia. Explicou sobre a energia mecânica, térmica e elétrica. O professor Rodolfo Sabino falou sobre os princípios de contagem, aditivo e multiplicativo, comentou sobre a importância da probabilidade e citou Pierre de Fernat e Blaise Pascal.

O professor Adriano Alencar deu uma aula sobre estatística, média aritmética, moda (valos que surge com mais freqüência se os dados são discretos) e mediana (valos que a divide ao meio). O professor Danilo Cruz resolveu uma última questão sobre estatística e o professor Sidney Farias resolveu uns exercícios sobre gráfica.

Para concluir as atividades do dia, a pedagoga Geize Araújo realizou um sorteio de bolsas e camisas da Fya para os alunos e convidados do aulão. Os ganhadores foram: Bruna Ferreira, Danyelle de Melo, Nathália Dryelle Silveira, Heloisa Maria Alves, Weildy Lemos de Souza, Jeane Gomes, Murilo José Martins, Larissa Moura dos Santos, Cleice Lins Santiago, Paula Edvania, Camila Alves Veloso, Renata Rayana, Brenda Keyla, Raysa Helena da Silva e Evani Conceição da Mata.