Programa de Pós-graduação em Teologia promove fórum de professores de ensino religioso

O Programa de Pós-graduação em Teologia da Católica promoveu, nesta sexta-feira (10), o I Fórum de Professores de Ensino Religioso trazendo o tema “O relato bíblico da criação no ensino religioso: Bíblia e ciência”.  O evento teve início com a apresentação do professor Cláudio Vianney Malzoni, abordando o lado lírico dos textos bíblicos com a leitura do relato da criação, o capítulo de Gênesis. Segundo Alzirinha de Souza, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Teologia da Unicap, o evento nasceu de um desejo dos professores do programa, que queriam debater com educadores religiosos sobre temas variados, a fim de incluir diferentes realidades e pensamentos no âmbito acadêmico religioso.

O tema, escolhido por meio de uma escuta com os professores, é um assunto de relevância. “Hoje em dia acho que nós temos cada vez mais, por conta de uma leitura restrita e fundamentalista da Bíblia, necessidade de discutir e compreender bem os textos bíblicos e como efetivamente esses textos iluminam não só o trabalho desses professores, mas as questões que são apresentadas a eles em sala de aula”, relata Alzirinha.

A organização do fórum pretende manter esses debates semestralmente, focando nos professores de ensino religioso, sejam eles de ensino básico, das escolas ou de universidades. Mesmo com esse público-alvo, o fórum é aberto para qualquer pessoa que queira participar. O próximo evento está previsto para setembro.