Experiência de projeto de extensão do curso de Fotografia se transforma em artigo científico que será apresentado em congresso internacional na Colômbia

A experiência educomunicativa na produção do podcast Ganhando Asas vai ser contada no congresso da Associação Latino Americana de Investigadores da Comunicação-Alaic, que ocorre na Colômbia, nesta sexta-feira (13). A professora do curso de Jornalismo Andrea Trigueiro e os estudantes João Barbosa e Alice Albuquerque vão apresentar um artigo intitulado Práticas educomunicativas no Ganhando Asas: como jovens com Síndrome de Down se tornaram podcasters. A experiência resultou na produção de nove episódios voltados para as temáticas dos Direitos Humanos e a inclusão das pessoas com deficiência.

O artigo apresentado é uma síntese do módulo de Produção de Conteúdos para Radioweb ministrado junto com estudantes do curso de Jornalismo. Os temas foram escolhidos pelos jovens que integram o projeto de extensão Ganhando Asas Através da Comunicação e da Arte, coordenado pela professora e coordenadora do curso de Fotografia, Renata Victor. A produção proporcionou trocas valorosas para os dois grupos de estudantes.

“Ter a oportunidade de participar do Ganhando Asas é algo transformador. É sair de lá melhor do que você entrou. Mudar o olhar para coisas da vida, por estar em contato com pessoas tão incríveis. É aprendizado, é troca, é amor, é desafio, é encantador. É uma experiência que levarei para minha vida inteira, guardada em um lugar onde só memórias boas tem espaço”, conta Aline Luna, estudante de Jornalismo que participou do projeto.

A experiência está sendo contada através da vivência entre os estudantes do Ganhando Asas e estudantes de jornalismo da Unicap. Foram realizadas entrevistas com os participantes, além dos registros em um diário de bordo, onde foi relatado o dia a dia do módulo. Para a professora Andrea Trigueiro, o mais importante foi o processo de construção da autonomia e do protagonismo dos dois grupos. “Ver Jéssica apresentando é o mesmo que dizer a todas as pessoas que elas são capazes, independente dos desafios a seguir. Para a formação do jornalista, é uma experiência de aproximação de um grupo que nem sempre ocupa os espaços públicos e são invisibilizados. Todo mundo ganha!”, comemora.

De acordo com Renata Victor, o projeto contribui com o desenvolvimento dos alunos. “Com a conclusão do quinto módulo do curso, vemos os alunos e alunas mais amadurecidos, mais consciência da sua própria voz e com maiores possibilidades de expressão, com mais entendimento de grupo, ajudando uns aos outros com respeito, firmando as suas identidades e seus lugares no mundo, destaca”.

O Ganhando Asas Através da Comunicação e da Arte é um curso de extensão fruto da parceria entre o curso Superior de Tecnologia em Fotografia da Universidade Católica de Pernambuco e a empresa Ebrasil. A missão é promover a comunicação e a arte como instrumentos facilitadores de inclusão social de jovens e adultos com Síndrome de Down e Deficiência Intelectual.