Estudantes de Teologia da Católica debatem Telejornalismo

O projeto “Teologia em diálogo com a comunicação”, promovido pela coordenação do curso de Teologia, Instituto Humanitas Unicap e Assessoria de Comunicação, levou aos estudantes nesta quarta-feira(15) uma ideia de como são produzidas as reportagens na televisão. O jornalista Daniel França e o editor de TV Luca Pacheco foram os palestrantes desta semana.

O ponto de partida do debate foi um vídeo institucional da Católica, que é apresentado nos eventos da Universidade. Os estudantes de Teologia tiveram uma noção das etapas envolvidas na elaboração de um vídeo como esse. Embora o público não note isso, ao assistir a uma reportagem na televisão, a produção da matéria pode levar horas na edição, sem contar o processo prévio de preparação, com a marcação de entrevistas e locais para filmagem.

Daniel França também falou sobre a rotina de um telejornal, já que ele é apresentador e editor do  TV Jornal Manhã, exibido na TV Jornal. Ele revelou que, após se despedir dos telespectadores ao fim do programa, o trabalho está chegando próximo à metade, visto que é necessário preparar o telejornal do dia seguinte.

O incêndio no depósito da Secretaria de Defesa Social, que gerou transtornos no trânsito da Agamenon Magalhães e paralisou o metrô, foi o exemplo utilizado para explicar o que é notícia. “Notícia é aquilo que vai mexer com a vida das pessoas”, definiu Daniel.

Luca Pacheco destacou que os vídeos estão bastante acelerados atualmente. “Há 20 anos se fazia um institucional de 30 minutos e as pessoas assistiam. Hoje, dez minutos parece um tempo enorme”, destacou o editor. Ele ainda advertiu os estudantes de que, como futuros líderes religiosos, eles precisam saber transmitir à imprensa suas mensagens de forma clara. Na televisão não se pode falar como se estivesse pregando, e uma entrevista com esse teor será certamente rejeitada na edição devido à falta de clareza.

A preocupação em se comunicar adequadamente foi um dos assuntos de destaque no encontro dos estudantes de Teologia com os profissionais de jornalismo. O jesuíta José Maria, que coordena o projeto, revela a intenção de transmitir aspectos importantes da religião numa linguagem acadêmica, compreensível por todos.

Rogério José da Silva, estudante do 2º período de Teologia,  lembrou a importância da TV para informar as pessoas. “Muita gente não pode estar no lugar onde o fato está acontecendo e vê pela televisão o que ocorreu, ajudando na sua formação”. Ele ficou impressionado, no entanto, ao descobrir que fazer TV parece simples, mas na verdade é algo muito complexo.