Estudantes de Arquitetura e Urbanismo atuam na monitoria de exposição sobre Cerdà

Com informações da Diálogo Comunicação – Assessoria de Imprensa da mostra

Expo Cerda_Convite Digital (1)Estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicap e da UFPE irão atuar na monitoria  da mostra Cerdà e a Barcelona do Futuro – Realidade versus Projeto, que será aberta ao público nesta terça-feira (5), às 19h, no Museu da Cidade do Recife. A obra de Ildefons Cerdà, engenheiro, urbanista e político catalão criador do Plano de Extensão e Reforma da Cidade de Barcelona, em 1859, é considerada uma das mais ricas contribuições para o urbanismo mundial. A abertura contará com uma sessão de discussão sobre a cidade e o território metropolitano, com a participação do curador internacional e arquiteto espanhol, Miguel Corominas.

No mês em que a mostra estará aberta, o Conselho de Arquiterura (CAU/PE) vai promover atividades culturais e acadêmicas no Museu da Cidade do Recife, sempre às quintas-feiras. A ênfase no lado acadêmico, inclusive, é uma das características da mostra, que contará com 38 estudantes de arquitetura e urbanismo atuando como monitores voluntários do evento. Os alunos participaram de treinamento para atuarem de forma a auxiliar o máximo possível os espectadores presentes.

A exposição, que tem curadoria local da conselheira do CAU/PE e professora da Unicap Amélia Reynaldo, vai ocupar uma área de 300 metros quadrados com 80 painéis, vídeos, livros, peças e fotos alusivas ao Plano de Cerdà, além de oferecer ao visitante uma intensa agenda de eventos acadêmicos paralelos. A vinda da mostra ao Brasil, possibilitada pelo patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) e da Prefeitura da Cidade do Recife (PCR), com realização Centro Josué de Castro (CJC), conta com o apoio do Instituto Cervantes, do IAB-PE, da Gusmão Planejamento e Obras e do Museu da Cidade do Recife, graças à cessão do direito de exposição concedido pelo Departamento de Urbanismo da Universidade Politécnica da Catalunha e pelo Laboratório de Urbanismo de Barcelona.

Cerdá 5
O legado de Cerdà influencia urbanistas até hoje. Foto: divulgação

Montada em Barcelona em 2009, a mostra original teve como curadores os arquitetos, urbanistas e professores Joan Busquets e o próprio Miguel Corominas. O Departamento de Urbanismo da Universidade Politécnica da Catalunha e o Laboratório de Urbanismo de Barcelona atuam como colaboradores científicos por meio dos professores Miguel Corominas, Antonio Font, Josep Parcerisa, Marta Ventós, Manuela de Solá-Morales, José Luiz Gómez Ordóñez, Joaquín Sabaté, Jordi Franquesa, Angel Martín, Frances Peremiquel, Isabel Castiñeira, Julián Galindo e Eulàlia Gómez Escada. Além de Joan Busquets, a Universidade de Harvard participa da colaboração científica com os professores Felipe Correa, Shelagh McCartney e Ian Klein.

Museu da Cidade do Recife I Forte das Cinco Pontas – Bairro de São José
De 5 de novembro de 2013 a 4 de janeiro de 2014 (terça-feira a sábado, das 9h às 17h)