Padre Jaime é homenageado na missa dos 59 anos da Católica

Professores, funcionários e alunos participaram, nesta segunda-feira (27), de uma missa em homenagem ao aniversário de 59 anos da Unicap. A celebração foi presidida pelo Padre Jacques Trudel (conhecido como Padre Jaime) e contou com a presença de outros nove sacerdotes jesuítas que vivem na Católica.

Padre Jaime tinha motivos especiais para celebrar a missa. Além de ser o jesuíta mais velho da Universidade, o canadense de 76 anos chegou ao Recife há exatos 50 anos. A viagem da América do Norte até Pernambuco durou 21 dias, num navio. As datas especiais não pararam por aí. Em 27 de setembro de 1951, a Unicap foi fundada. Na mesma data, porém, no ano de 1660, falecia em Paris, Vicente  de Paulo, posteriormente canonizado pela Igreja Católica.

O coordenador do curso de Teologa, professor Cláudio Vianney,  proferiu a primeira leitura da missa que narrava os males feitos a Jó pelo demônio, que apesar disso manteve sua fé em Deus. O Salmo 150 exorta os fiéis a louvarem o Senhor com instrumentos musicais. No Evangelho, Jesus dá uma lição de humildade. Pois aquele que entre todos vós for o menor, esse é o maior”, diz o texto sagrado.

Durante a homilia, Padre Jaime lembrou a fundação da Companhia de Jesus por Inácio de Loyola. O jesuíta também falou de sua história missionária, quando chegou a se prontificar a viajar para a China, missão que não chegou a receber. Posteriormente foi enviado ao Brasil com outros dois jesuítas, e na viagem conheceu a família de um pastor Batista, o que ele considerou como uma de suas primeiras experiências com o ecumenismo. Apesar de estar há tanto tempo no país, o padre brincou com a fala que permanece “enrolada” ainda hoje.

Após a comunhão, um vídeo com imagens da Universidade Católica e o texto da música “Quão grande és tu” guiou a ação de graças dos fiéis. “Temos muitos outros motivos para cantar a grandeza de Deus através do nosso trabalho”, destacou o Reitor da Universidade, Padre Pedro Rubens.

No final da celebração, Padre Jaime recebeu uma medalha de decano da Universidade. A entrega foi feita pela também decana, professora Mirian de Sá Pereira. Segundo o Padre Pedro Rubens, o decano é uma pessoa que tem a credibilidade da instituição por ter dedicado sua vida a ela. O Reitor frisou que atualmente a Universidade recebe seminaristas de quatro dioceses, e isso se deve, entre outras coisas, à dedicação de Padre Jaime ao curso de Teologia da instituição.