Recife sedia Fórum e Assembleia da Anec

A Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec) deu início  segunda-feira (20) à sua IV Assembleia Geral Ordinária  e ao III Fórum de Mantenedoras. Pela primeira vez, Recife foi a capital escolhida para a realização dos encontros, que tiveram como anfitrião o Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, que é conselheiro geral da entidade. O evento, promovido no Golden Tulip Recife Palace, reuniu mais de 200 pessoas de vários estados do Brasil.

Na abertura do encontro, o presidente do Conselho Superior, Dom Joaquim Moll, ressaltou a importância do evento e da Anec, que, segundo ele,  “é a educação católica se instalando em rede Brasil afora, sob um único organismo, conforme o preâmbulo de seu estatuto social”. Para ele, este único organismo de Educação Católica do Brasil contempla a educação básica, o ensino superior e as mantenedoras, constituindo-se em instância de representação e necessariamente em corpo vivo e dinâmico da educação católica em todos os estados do país.

“A educação católica reflete não somente sobre os processos pedagógico-didáticos da formação humana, da preparação profissional, da realização da vida, mas interessa-se também em evidenciar a relevância da vida, a qualidade profissional e a formação humana com as marcas dos ensinamentos de Jesus Cristo (Evangelho), cultivados pela comunidade eclesial (Igreja Católica)”, destacou Dom Joaquim Moll.

Em seguida, o presidente da Anec, Padre José Marioni, desejou aos participantes um ótimo evento e pediu uma atenção especial de cada um para o tema e o lema escolhido. Este ano, o tema é: “Sal da Terra e Luz do Mundo”, e o lema: “Para que todos sejam um”. Dando continuidade, foi a vez do Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens, agradecer a presença de todos. Para dar as boas-vindas aos participantes, ele exibiu um vídeo institucional produzido por alunos do curso de Jornalismo, sob a orientação da Pró-reitora Acadêmica, Aline Grego, que apresenta a história das ruas do Recife em poemas.

Após o término da cerimônia de abertura, foi realizada a primeira conferência, que teve como tema: “As inspirações do educador à luz do documento de Aparecida” e foi ministrada por Dom Dimas Lara Barbosa, Secretário Geral da CNBB.