Encontro de ex-alunos dará início às comemorações dos 100 anos do Colégio Nóbrega

liceu-1Dando início às comemorações do centenário do Colégio Nóbrega, será realizado, no próximo sábado (05/11), o IX Encontro de Ex-alunos do Nóbrega. O evento acontecerá a partir do meio-dia, no Bar e Restaurante Barraco, no Pina.

A reunião é anual e marca o reencontro de várias gerações da instituição, num clima saudoso, mas muito animado. “Ficamos felizes em manter o legado do saber educacional, união e amizade do Nóbrega”, afirma Luís Eduardo Travassos, do grupo de ex-alunos. Além dos ex-estudantes, o encontro também reúne ex-professores e ex-funcionários.

Este ano, a animação ficará por conta do cantor Silvinho Caldas, que fará uma viagem musical em várias décadas e ritmos. “É sempre um encontro marcado com a memória feliz, de um colégio que está eternamente no coração de todos nós”, enfatiza Travassos.

Ele lembra ainda que, quem quiser, pode adquirir camisas alusivas ao encontro e brindes referentes ao Centenário do Nóbrega, que estão à venda na Gráfica Atitude (Rua João Santos Filho, s/n- ao lado shopping Plaza Casa Forte, por R$ 35,00(Fone – 3019.8809)

Serviço:

Evento – IX Encontro de ex-alunos/professores Nóbrega 2016

Local – Bar/Restaurante Barraco- Pina

Data – 05 de novembro de 2016 (sábado)

Hora: a partir do meio-dia (12h)

Inrodução – Em 89 anos de existência(1917-2006), o Colégio Nóbrega foi responsável pela formação educacional de milhares de estudantes, acompanhou as mudanças da paisagem do Recife e refletiu as transformações da sociedade. De início, o ensino que era voltado exclusivamente para homens, posteriormente, tornou-se uma instituição mista.

Em sua trajetória, ao longo de décadas, o Nóbrega passou de uma obra de pedra e cal, para uma importante referência de educação escolar. Mas, conseguiu ir além, e se transformou numa
instituição com “alma”. Por isso, mesmo tendo fechado as portas, desde 2006, continua presente na vida de muitos dos que ali estudaram e trabalharam.

História – Fundado em 19 de março de 1917, o colégio Nóbrega tem suas raízes na Companhia de Jesus, de Santo Inácio de Loyola. Seu nome foi em homenagem a Manuel da Nóbrega, sacerdote português com relevantes ações evangelizadoras na América. A educação moral e religiosa sempre teve amplo espaço na instituição.

Por seus bancos e bancas passaram professores e palestrantes como os matemáticos Mário Schenberg e Luiz  Freire, o físico José Leite Lopes, os poetas João Cabral de Mello Neto, Manuel Bandeira e Carlos Pena Filho, o jurista Pinto Ferreira, o jornalista Barbosa Lima Sobrinho e o arcebispo Dom Helder Camara.

O Nóbrega sempre foi administrado por padres jesuítas, seus diretores por diversos períodos. Suas primeiras aulas tiveram lugar no Palácio da Soledade. Apenas em 1924 é que foi iniciada a
construção do prédio que passou a abrigar suas instalações, na Av. Oliveira Lima. Muitos anos depois, em 1993, foi erguido novo prédio exclusivamente para aulas das turmas do ensino médio. O Colégio Nóbrega foi por muito tempo apenas masculino, vindo depois de anos a ser misto, aceitando alunas, na década de 1970.

Personalidades – Entre os milhares de estudantes que passaram pelo Nóbrega, alguns se tornaram personalidades de destaque para Pernambuco e, até mesmo, para o Brasil.

Paulo Câmara – Governador de PE

Marcos Vinícius Vilaça –  Ex Presidente da Academia Brasileira de Letras