Boletim Unicap

Neabi promove encontro sobre ensino religioso

Aconteceu na noite desta segunda-feira (03), no Espaço Cultural da Unicap, a abertura do Encontro de Ensino Religioso e o Fenômeno Religioso de Matriz Indígena e Matriz Africana e Afro-Brasileira, que segue até a quarta-feira (05) e é organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da Unicap (Neabi) em parceiria com o Comitê Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Cepir).

Para começar a noite, todos juntos em círculo rezaram o Pai Nosso, a Ave Maria e cantaram canções da Jurema, da Umbanda e do Candomblé. Em seguida, o coordenador do Neabi,  Padre Clóvis Cabral, e o secretário executivo do Cepir, Jorge Arruda, passaram a apresentar toda a programação do encontro.

Também fez parte da celebração de abertura a exposição do artista plástico Filipe Nery. As 12 telas fazem parte da exposição Origem e retratam o índio, o negro e, principalmente, a mulher negra. Nery fará outra exposição no Espaço Cultural, em novembro, com apoio do Neabi. Para quem quiser apreciar as obras de Filipe Nery, basta acessar: www.filipeneryartes.blogspot.com

Programação

Dia: 04 – abertura 9h


Tema:
“Matriz Religiosas e Culturais Africanas e Afro-brasileiras e Indígenas no Espaço Escolar: Saberes e Sabores”

Palestrantes:
1- Jorge Arruda: Professor Mestre em ciências da Educação e Secretário Executivo do Comitê Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Cepir)
2- Yalorixá Elza De Yemanjá: Pesquisadora das Religiões de Matriz Africana e Afro-brasileiras no Brasil e Coordenadora Geral Religiosa da Campanha dos Terreiros de Pernambuco

10h30 INTERVALO

12h00 ENCERRAMENTO

Cânticos

Tarde: 14h00

 

Tema: “Por um Ensino Religioso Laico: Diversidade Religiosa e Respeito à Laicidade na Sala de aula”

Palestrantes:

1- Aurenice Lima: Mestra em relações Comerciais Exteriores, Alemanha e Espanha e Professora na Pós Graduação do curso de História da África da FUNESO

17h00 ENCERRAMENTO

 

Dia: 05 – abertura 9h

 

Tema: “As relações Raiciais em Sala de Aula e o ERE sem Proselitismo: As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnicorraciais e a Diversidade Religiosa em Sala de Aula (Cartilha de Diversidade Religiosa e Direitos Humanos)

Palestrantes:

1- Padre Clóvis Cabral: Filósofo, Teólogo, Coordenador do NUAMPO e do NEABI-UNICAP.

2- Jorge Arruda: Professor Mestre em ciências da Educação e Secretário Executivo do Comitê Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Cepir)

10h15 INTERVALO

12H00 ENCERRAMENTO

 

Tarde: 14h00

 

Tema: “A Auto-estima da Criança Indígena e Negra na Sala de Aula: Impasses e Perspectivas do Ensino Religioso que é ainda Catequético”

Palestrantes:

1- Ceiça Axé: Professora Mestre em Educação e Coordenadora de Etnia e Raça da Prefeitura da Cidade de Olinda SEDO

Todos os encontros serão no Espaço Cultural em frente ao bloco A

print

Compartilhe:

Deixe um comentário