Documento de Aparecida é tema de debate na Assembleia da Anec

Por Lana Canepa, da Anec

O tema da primeira conferência da Assembleia Geral Ordinária da Anec, realizada no Recide, foi: As Inspirações do Educador à Luz do Documento de Aparecida, proferida pelo secretário geral da CNBB, Dom Dimas Lara Barbosa. O debate marcou o início dos trabalhos no evento, que reúne mais de 200 pessoas na capital de Pernambuco.

Um dos aspectos abordados por Dom Dimas foi a dificuldade enfrentada pela Igreja de se fazer presente em algumas partes do território nacional como nas periferias, fronteiras agrícolas e região Amazônica. A consequência é uma redução do acompanhamento de um grupo vulnerável de pessoas, que sem o estímulo da fé pode sofrer explorações.

Outro ponto importante foi o papel das escolas citado no Documento. “Cada escola deve se tornar um centro irradiador da vida em Cristo”, reforça Dom Dimas. Para melhorar essa relação com os alunos, um tema polêmico é a linguagem. O avanço das tecnologias e a internet mudaram essa relação, mas com todo o cuidado necessário para evitar que essas ferramentas coloquem a pessoa somente no virtual, se isolando, é preciso aprender a conviver de forma comunitária.

Durante a Conferência, o palestrante também citou o potencial das instituições de educação e usou como exemplo a aprovação do projeto de lei de iniciativa popular, o Ficha Limpa, por unanimidade no Senado Federal. “Eles diziam que era mais difícil uma vaca voar do que esse projeto ser aprovado no Congresso Nacional. A vaca voou e agora estamos sendo vistos de forma diferente”. O projeto recebeu apoio da CNBB, que ajudou a recolher as assinaturas e a nova lei impediu a candidatura de pessoas com ficha suja a cargos públicos já nessas eleições.

A atuação da Anec em parceria com a CNBB para reforçar o trabalho de diálogo com os órgãos políticos também foi citada. Essa união vem influenciando a formação de políticas públicas que envolvem o fortalecimento da educação católica no Brasil.