Semana de Integração promove diálogo com movimentos de pessoas em situação de rua

Movimentos sociais ligados a pessoas em situação de rua estiveram reunidos na tarde desta terça-feira (23), no auditório Dom Helder Camara, para uma roda de diálogos. O evento foi promovido pelo Instituto Humanitas Unicap e fez parte da programação do Polo Cidadão da 16  Semana de Integração Universidade Católica e Sociedade. O encontro foi conduzido pelo Frei Marcos Carvalho, coordenador Pastoral Povo de Rua da Arquidiocese de Olinda e Recife, e pelo coordenador do curso de especialização em Ciência Política da Unicap Prof. Dr. Afonso Chaves.

O objetivo era conhecer o trabalho das entidades e propor a construção de novas formas de atuação e de parcerias. A Irmã Julita Soares e Eliab Gomes também representaram o Serviço Pastoral Povo de Rua. Já o Movimento Nacional da População de Rua foi representado por Otávio Santos. Segundo ele, houve aumento de pessoas vivendo ao relento no Recife. “Frio, fome, dormir no papelão. Só quem sabe o que é isso é quem passa por isso. Estamos na luta para a construção de um espaço de acolhimento em Pernambuco”, disse Otávio que viveu na rua por dez anos.

José Nilton Monteiro representava a Associação de Usuários de Educação à Distância em Saúde Mental. Ele também faz parte da Frente Nordestina contra Privatização da Saúde. Emocionado, ele relembrou as situações degradantes que enfrentou enquanto vivia na rua. “Não tem nada mais humilhante que você ser despertado por um cachorro urinando em você”.

O grupo também contou com as presenças de professores e alunos da Unicap. A docente do curso de Medicina Leila Novaes contou que alunos e colegas estão desenvolvendo um novo projeto de extensão direcionado para essas pessoas chamado Reconstrua: Saúde na Rua. “O projeto é em parceria com a Fundação Terra e vai contar com a participação de 20 alunos”, disse Leila ao mencionar que a expectativa é de que o projeto comece em 1º de novembro.

Do curso de Direito estavam as alunas Letícia Ingrid Gonçalves e Maria Júlia Poletine. Elas fazem parte de um projeto de extensão da Universidade Federal de Pernambuco que presta assistência jurídica gratuita à população egressa do sistema prisional intitulado Além das Grades. Ao longo da conversa, elas se mostraram dispostas a ajudar com a experiência adquirida nesse trabalho.