Direito Sindical diante da terceirização do trabalho é discutido no III Encontro Latino-Americano de Jovens Juristas
|No segundo dia do III Encontro Latino-Americano de Jovens Juristas, uma iniciativa da Subseção Americana de Jovens Juristas da Sociedade Internacional do Direito do Trabalho e da Segurança Social, foi promovida a palestra sobre Direito Sindical: novas configurações e desafios da representação sindical diante da terceirização, proferida pelo Dr. Marco Antonio Cesar Villatore, e mediada pela Profa. Dra. María José Poey.
O Dr. Marco tratou da terceirização envolvendo o direito coletivo do trabalho. Ele analisou desde a origem da terceirização até o que veio em seguida. Reforma trabalhista, medidas provisórias e sindicalização foram pontos discutidos durante a palestra.
Para os informes nacionais, foram convidados à mesa: Guido Seren Novoa, representando a Argentina; Francisco Ruay Sáez, Chile; Andrea Viteri García, México; Pedro Mercado, Paraguai; Carlos Coelho, Peru; Inácio Zubillaga, Uruguai; e João Ribeiro Bastos Cunha, Brasil.
No intervalo da programação, os participantes foram convidados ao Salão Receptivo para um Coffee Break.
O evento teve continuidade com o Prof. Dr. Marcílio Mota discutindo sobre Direito Processual do trabalho: O Processo do trabalho diante dos novos sujeitos contratuais: Limites da responsabilidade das empresas e da administração no uso da terceirização. Para moderar a mesa, foi convidado o coordenador do Programa de Pós-graduação em Direito da Unicap, Prof. Dr. Marcelo Labanca Correa de Araújo.
Com mais um momento para os informes nacionais, foram convidados à mesa: Gáston López Argonz, Argentina; Francisco Ruay Saéz, Chile; Andrea Viteri García; Pedro Mercado, Paraguai; César Fernández, Peru; Federico Rosenbaum, Uruguai; e Vitor Salino de Moura Eça, Brasil.