Polo Saúde ofereceu atendimento gratuito à população durante a 16ª Semana de Integração

A Universidade Católica de Pernambuco montou na Semana de Integração um Polo Saúde com o intuito de oferecer atendimento gratuito à população da Região Metropolitana do Recife. Durante três dias ocorreram consultas dermatológicas, exame clinico de mamas, entre outros serviços.

Na tarde desta quinta feira (25) estudantes do curso de Fonoaudiologia realizaram um processo de triagem auditiva. Caso detectado algum problema, a pessoa poderia ser encaminhada para exames mais elaborados, na clínica de Fono da Universidade, localizada no bloco C (4º andar).

No mesmo espaço, também foram realizados atendimentos de auriculoterapia e ventosaterapia. “Auriculoterapia está relacionada também ao tratamento de dores. De desconforto, problemas hormonais, cólicas, insônia e ansiedade. Já a parte de ventosa, a gente está trabalhando mais no sentido de promover o relaxamento muscular e liberação de tensão”, contou Marcio Botelho, professor de Fisioterapia da Unicap.

“Não doeu, não doí. Foi muito tranquilo. Ficou um pouco roxo porque a ventosa puxa, e quando puxa e fica roxo é porque tem muita toxina. Aí foi me recomendado não sair muito no sol enquanto estiver assim”, relatou o artesão Henrique Gorski, que fez a técnica da ventosa para liberar os pontos de tensão dos músculos.

Estudantes de Ciências Biológicas também participaram do polo fazendo tipagem sanguínea. “É bem interessante porque tem gente que pensa que tem certo tipo sanguíneo, mas tem outro. Muitas pessoas também não sabem, ai acabam descobrindo. Então está sendo bem interessante”, contou Luciene Barros, estudante de Biologia da Unicap.

Todos os atendimentos foram realizados por estudantes da Universidade, orientados por seus professores. Assim o Polo Saúde, além de atender a população, também está servindo como uma experiência para os estudantes que estão pondo em prática tudo o que aprenderam em sala de aula.