Boletim Unicap

PCdoB recebe homenagem na Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa de Pernambuco, por iniciativa do deputado Luciano Siqueira, realizou sessão solene nesta terça-feira (20) em homenagem aos 90 anos do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Estavam presentes para compor a mesa o Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, o Padre Pedro Rubens; o presidente do PCdoB, Alanir Cardoso; o prefeito de Olinda, Renildo Calheiros; o secretário de Relações Institucionais de Pernambuco, Sileno Guedes; e, representando o presidente da Casa, Guilherme Uchoa, e presidindo a mesa, o deputado Ricardo Costa.

Fundado com o nome de Partido Comunista – Seção Brasileira da Internacional Comunista (PC-SBIC), no dia 25 de março de 1922, na cidade de Niterói-RJ, é baseado ideologicamente nos princípios do marxismo-leninismo, mas adequado para a  sociedade brasileira. Tem como símbolo uma foice e um martelo cruzados, representando a aliança operário-camponesa, em amarelo, sobre fundo vermelho lembrando a cor característica do comunismo, e é já foi representado por nomes como o de Luís Carlos Preste, durante a Ditadura do Estado Novo.

O deputado Luciano Siqueira, que hoje faz parte do partido, lembrou que “nenhuma agremiação partidária tenha perdurado tanto tempo, atuando ininterruptamente, no cenário político brasileiro. Mais ainda quando se constata que, nessas nove décadas, esse partido experimentou em escassos momentos o direito constitucional de existência legal – sendo o mais longo o período atual, que já dura vinte e sete anos”.

O deputado pode ainda homenagear com uma placa alguns dos integrantes do partido que estavam presentes na cerimônia. Os homenageados foram o pernambucano Cristiano Cordeiro, que ajudou a criar o partido, através da sua neta Gabriela Cordeiro; José Inácio Barbosa, que foi aplaudido de pé; e Eufrásio de Oliveira, que é o militante mais antigo do partido que ainda esta vivo.

A noite contou ainda com a apresentação de um vídeo com imagens que mostravam o decorrer da história do partido alternadas por imagens de pontos conhecidos do Brasil.

print

Compartilhe:

Deixe um comentário