Curso de Fisioterapia da Católica utiliza videogame no atendimento a pacientes

O curso de Fisioterapia da Unicap acaba de adquirir um novo equipamento, que estará à disposição dos alunos e professores já no segundo semestre letivo. Trata-se do videogame Wii, da empresa japonesa Nintendo. O equipamento fará parte do laboratório de reabilitação virtual. O nome parece estranho, mas se baseia no uso do aparelho pelos pacientes durante o tratamento.

O videogame é conhecido por permitir ao usuário jogar como se executasse uma ação real, através dos controles que possuem sensores de movimento. Assim jogos como boxe, por exemplo, se transformam numa  atividade física em frente à tela da TV, onde a pessoa ao socar realiza movimentos que são detectados pelos sensores e repassados ao personagem do jogo. Tal característica  vem sendo explorada por academias e clínicas. Há até  um jogo chamado Wii Fit, que permite a prática de atividades como yoga, equilíbrio e treinamento muscular.

O coordenador do curso, professor Paulo Henrique Veiga, e a professora Ana Carolina Pontes vão participar, nos dias 14 e 15 de agosto, do curso Wii Rehabilitation, no Rio de Janeiro. O objetivo é fazer um treinamento para a inserção do videogame nas atividades do curso de Fisioterapia.

Corpore Sano

A Universidade Católica conta com uma clínica escola, a Corpore Sano. No local é realizado atendimento em Fisioterapia e Terapia Ocupacional, que também serve ao treinamento dos alunos.Para receber atendimento o interessado deve se dirigir à clínica e entrar numa lista de espera. Em alguns casos, o paciente pode ser solicitado a pagar uma taxa administrativa.  Situações mais urgentes podem receber prioridade, após avaliação dos profissionais da Corpore Sano.

O professor Paulo Veiga destaca o atendimento em Fisioterapia Esportiva, que se destina a atletas que não apresentem lesões, no sentido de evitá-las. Há ainda atendimento fisioterápico ligado à pediatria, neurologia, traumatologia e ortopedia e serviços de Fisioterapia Aquática, na piscina da clínica.

A Corpore Sano fica na Rua Dom Manoel Pereira, próxima à Unicap. O telefone é 2119-4490.