Começou a II Copa Católica de Vôlei da Unicap

Não é de hoje que os esportes criam, mesmo dentro da competição, elos. Os jogos olímpicos, por exemplo, surgiram na Grécia Antiga com o propósito de paz entre as cidades-estados. Foi com o intuito de promover a integração com outras instituições que a Universidade Católica de Pernambuco se propôs a realizar a II Copa Católica de Vôlei Feminino e Masculino. A abertura foi realizada nesta terça-feira (09), às 19h30, na quadra da Unicap.

A interação entre atletas da Católica com os de outras Universidades e Clubes da modalidade é, para o treinador da equipe feminina da Unicap, professor Eduardo Spinelli, o maior objetivo da reabertura da Copa. Desde 2005 desativada, tendo realizado diversas outras edições no passado, a Copa Católica de Vôlei voltou a acontecer em 2010, com medalha de ouro para a equipe Feminina da Unicap.

Para essa edição, foram convidadas equipes estreantes: Pinheiros, UPE, UFPE e AABB. Já a Seleção de Olinda é uma participante veterana na competição, tendo estado presente em  todas as Copas Católica e tendo sido a vice-campeã na categoria Feminina no ano passado.

No primeiro jogo tivemos o duelo Pinheiros X UPE (Feminino). Em um jogo praticamente ganho para o time do Pinheiros, que chegou a abrir vantagem de sete pontos no primeiro set, a superação e reorganização da equipe da UPE trouxe o resultado  favorável, fechando o set em 25X27. No último Set a UPE, já dentro do ritmo de jogo, abriu vantagem de 13 pontos e fechou  com vitória de 25X12, levando a primeira vitória da Copa por 2×0. “Superar nossos próprios problemas foi o desafio desse primeiro jogo”, ressaltou João Victor Guedes, treinador da equipe da UPE e também atleta da Unicap. A UPE jogou sem líbero e teve que improvisar uma levantadora de última hora, Rebeka Santos que, segundo seu treinador,  foi a melhor jogadora em quadra.

Em um jogo muito mais técnico e tático, as equipes da Seleção de Olinda e do Clube AABB (Feminino) entraram para a segunda partida da noite com cortadas fortes e bloqueios importantes para os dois lados. Com o primeiro Set acirrado, a Seleção de Olinda fechou ganhando por 25X21. No segundo Set, a equipe do AABB acabou se desorganizando dentro de quadra, resultando em erros fatais, e dessa vez a Seleção de Olinda fechou com uma vantagem maior, 25X13, dando seu primeiro passo dentro do campeonato em busca do titulo.

O jogo de encerramento da noite ficou para os meninos. Unicap X Cactus. O primeiro Set  terminou em um bom resultado para a Católica, 25X16. Então, a partida entrou em um ritmo mais apertado, a disputa foi de ponto por ponto com modificações constantes no placar e, no segundo Set, o Cactus levou a melhor por 25X20.  Depois de uma hora e 20 minutos de partida, a decisão foi levada a tae-break, levando a melhor a equipe do Cactus.

Para a próxima rodada, no dia 11, com início às 19h30, teremos mais três jogos, sendo o primeiro UFPE X AABB (Feminino), o segundo Incentivo X Water Fresh (Masculino), e finalizado Unicap X Pinheiros (Masculino).