Curso de Filosofia da Unicap lança livro na Alemanha e em Portugal

O curso de Filosofia da Universidade Católica de Pernambuco lançou um livro na Alemanha. Trata-se de uma obra coletiva produzida pelos professores. Intitulado Contemporary Issues Across Ethics and Epistemology:
Studies of Ethics and Epistemology in Latin American Perspective Anthology, a obra é uma publicação da Editora Grin Verlag de Munique.

O livro traz nove artigos em inglês, espanhol e alemão, organizados em 143 páginas e está disponível nas versões impressa e em E-book.

De acordo com o diretor do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) e coordenador do curso de Filosofia, Prof. Dr. Danilo Vaz, que é o organizador do livro, a iniciativa faz parte das metas de internacionalização do curso  e que estão no Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade (PDI).

“Esse livro faz parte de um projeto de pesquisa guarda-chuva que trabalha nas dimensões da Ética, Epistemologia e Antropologia chamada Normas Máximas e Ação. Começamos o projeto em 2014, quando o Prof. Dr. Karl Heinz-Efken ainda era o coordenador do curso”, explica Danilo.

Um dos autores, o Prof. Dr. Ermano Nascimento, conta ainda que a publicação terá uma versão ampliada, editada em português, com mais artigos. Ainda de acordo com ele, essa versão terá a participação de pesquisadores lusitanos.

O lançamento é uma das ações comemorativas dos 75 anos da Unicap. Vale ressaltar que o curso de Filosofia foi um dos que começaram a partir da inauguração da Faculdade Manoel da Nóbrega, em 1943, e que deu origem a Unicap.

“O curso tem tradição em publicações. Muitas das traduções de Filosofia que circulam no Brasil partiram do curso, a exemplo de Hegel. Então, na continuação do pioneirismo do curso, esse livro mostra o compromisso indissociável entre o ensino (a sala de aula) e a pesquisa. Cada professor tem seu projeto de pesquisa atrelado ao curso. O livro confirma esse compromisso dos professores em ensinar e pesquisar, sem esquecer a Extensão. As pessoas que estão aqui têm compromisso com essa missão”, destaca Danilo.

Confira a reprodução do índice do livro

Health formation: policies and actors in the brazilian northeast: a bioethic question
Ermano Rodrigues do Nascimento

Argumentation and constitution of moral conscience: political arbitrariety involving young brazilians of low age