Crianças e jovens da comunidade do Socorro participam de projeto de extensão de fotografia na Católica

No dia 17 de novembro, 80 crianças e adolescentes da comunidade do Socorro, em Jaboatão dos Guararapes, vão participar de oficina de revelação de fotos no laboratório de fotografia da Católica. Um grupo fará a atividade no turno da manhã e outro no turno da tarde. A oficina faz parte do projeto de extensão A fotografia como dispositivo para (re)conhecimento do mundo, idealizado pelas professoras Renata Victor, coordenadora do curso de Fotografia, e Maria Aparecida Craveiro Costa, do curso de Psicologia. O projeto conta com a participação de alunos dos cursos de Fotografia e de Psicologia. No final do projeto, será realizada uma exposição.

As crianças e adolescentes beneficiados pelo projeto são atendidos pelo Programa Conexões, do Espaço Criança Esperança de Jaboatão. Eles já participaram de uma oficina de fotografia no dia 29 de outubro, das 8h às 12h, e no dia 5 de novembro, das 13h às 16h. Por meio do projeto, a fotografia está sendo utilizada no processo educativo como dispositivo para investigação do cotidiano uma vez que, através das imagens obtidas, pode-se estimular a reflexão crítica acerca dos aspectos sociais, econômicos, históricos e culturais que atravessam a realidade que ali se revela.

O projeto se propõe a estimular as crianças e adolescentes a verem a realidade com seus próprios olhos e a expressarem o que veem através de fotografias. Pretende, portanto, levá-los a (re) conhecerem a realidade vivida, registrando em foto tudo aquilo que julgarem mais significativo no sentido de revelar os problemas bem como os recursos presentes em sua comunidade. Entre as atividades previstas no projeto estão:

• Oficina de fotografia: coordenada por alunos do curso de Fotografia da Unicap, esta oficina pretende oferecer às crianças e adolescentes informações básicas sobre o manuseio da máquina fotográfica, bem como aspectos a serem observados para se conseguir maior qualidade nas fotos e imagens registradas.
  • Visita à comunidade: pretende-se, com esta atividade, sensibilizar as crianças e adolescentes para que (re)conheçam os recursos e problemas de sua comunidade. Acompanhados e orientados pelos alunos do curso de Fotografia, com o apoio dos alunos do curso de Psicologia, os grupos serão estimulados a observar atentamente e registrar, através de fotos, aquilo que julgarem mais significativo.
  • Oficina de revelação de fotos: a ser realizada no laboratório do curso de Fotografia da Unicap, pretende-se, com esta atividade permitir que as crianças e adolescentes acompanhem o processo de revelação das fotos, compreendendo as ações e as variáveis aí envolvidas. Pretende-se, ainda, discutir com elas os critérios para seleção das fotos que irão compor a exposição a ser realizada no evento de culminância do Programa Conexões