Crefono 4 e CRO-PE realizam Capacitação do Teste da Linguinha na Unicap

Com informações da Assessoria de Comunicação do Crefono 4

O Conselho Regional de Fonoaudiologia 4ª Região e o Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco estão promovendo a I Capacitação em Teste da Linguinha. A iniciativa tem o apoio do curso de Fonoaudiologia da Universidade Católica de Pernambuco, sede do evento. A programação está acontecendo no auditório G2.

Durante a abertura, os professores da Universidade Federal de Pernambuco, Ana Cláudia Araújo (odontologia), e Hilton Justino (fonoaudiologia) apresentaram os projetos Linguinha e Língua Solta. Logo depois, a fonoaudióloga Roberta Martinelli proferiu palestra sobre a anatomofisiologia da língua e sua importância para as funções orofaciais.

Roberta Martinelli

Ela pesquisa o tema há 25 anos e seus estudos originaram o protocolo que tornou lei  a obrigatoriedade do Teste da Linguinha. O procedimento visa um diagnóstico precoce e tratamento de crianças que nascem com frênulo que limita os movimentos linguais e comprometem a sucção, mastigação e fala das crianças com o problema.

“A condição faz a criança desenvolver adaptações que atrapalham os movimentos refinados da língua, principalmente na ponta e isso altera a fala. Se não for tratado pode trazer inclusive consequências na vida social a exemplo de dificuldades de relacionamento interpessoal e colocação no mercado de trabalho”, afirma Roberta ao explicar que o problema é popularmente chamado de ‘língua presa’.

A programação do segundo dia de evento será toda com a fonoaudióloga autora do Protocolo do Frênulo Lingual. Das 8h às 12h, Roberta Martinelli vai abordar a avaliação do frênulo lingual desde o nascimento até a idade adulta. O último módulo da capacitação será uma aula prática para realização do Teste da Linguinha. A entrada para participar da Capacitação será um quilo de alimento não perecível.

​​Teste – Em 2014, a Presidência da República sancionou e publicou no Diário Oficial da União a Lei nº13.002/14, que torna obrigatório a realização do Teste da Linguinha em recém-nascidos. O teste consiste na avaliação do frênulo da​ ​língua em bebês recém-nascidos para verificar futuros problemas na amamentação, dentição e língua presa.

A fonoaudióloga Roberta Martinelli, autora do protocolo, afirma que a avaliação não causa dor alguma ao bebê. Primeiro, a profissional examina com os dedos o movimento da língua e a posição do frênulo, pele que fica sob o órgão. Em seguida, observa e grava a amamentação da criança, para depois analisar os detalhes.

“Bebês com alteração no frênulo têm um número menor de sucção e um tempo maior de amamentação, algo em torno de oito a dez segundos. O normal é que essa pausa seja de quatro segundos e que a criança tenha uma quantidade maior de sucção”, explica Roberta.​​

Data: 20 e 21 de junho de 2017 (terça e quarta-feira)

Local: Unicap (Auditório G2, Bloco G, 1º Andar)

Inscrição: 2kg de alimentos não perecíveis